Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert/PR
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O Ministério das Relações Exteriores anunciou nesta segunda-feira (6) a entrada oficial da Indonésia como membro pleno do Brics, bloco presidido pelo Brasil em 2025. O Brasil ocupará o cargo até o final de 2025.

A adesão da Indonésia foi aprovada na Cúpula de Joanesburgo, em agosto de 2023, e formalizada após a formação do novo governo do país.

Leia mais: Congresso dos EUA confirma vitória eleitoral de Donald Trump

“Os países do BRICS, por consenso, aprovaram a entrada da Indonésia no agrupamento, em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados em Joanesburgo”, diz a nota do governo brasileiro.

De acordo com o governo brasileiro, a Indonésia afirmou que tinha interesse em entrar no grupo somente após a formação de um novo governo depois das eleições presidenciais de 2024.

O atual presidente, Prabowo Subianto, assumiu o cargo em outubro do ano passado, e aceitou a entrada.

No comunicado, o governo do Brasil falou sobre a potência econômica da Indonésia.

“O governo brasileiro saúda o governo indonésio por seu ingresso no BRICS. Detentora da maior população e da maior economia do Sudeste Asiático, a Indonésia partilha com os demais membros do grupo o apoio à reforma das instituições de governança global e contribui positivamente para o aprofundamento da cooperação do Sul Global, temas prioritários para a presidência brasileira do BRICS, que tem como lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável”.

O Brics foi originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China. Em 2010, a África do Sul ingressou no bloco após ser convidada.