Notícias

Prazo para justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2024 termina nesta terça (07)

A justificativa pós-eleição pode ser feita em casa ou no cartório, presencialmente. As informações são do TSE


07/01/2025 09h42

Termina nesta terça-feira (07) o prazo para que a eleitora e o eleitor que não compareceram para votar no 2º turno das Eleições Municipais 2024, ocorrido em 27 de outubro, justifiquem a ausência à Justiça Eleitoral.

Leia mais: No hospital, Preta Gil publica mensagem para tranquilizar fãs: “Cada dia me fortalecendo mais”

A justificativa vale para o eleitorado faltoso para o qual o voto é obrigatório, segundo previsto no artigo 16 da Lei nº 6.091/1974 e no artigo 126 da Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nº 23.659/2021.

A justificativa pós-eleição pode ser feita em casa ou no cartório, presencialmente. As informações são do TSE. Confira as opções:

E-Título

Por meio do aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, disponível no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), disponível para download em dispositivos Android ou iOS, é só acessar o link "Mais opções" e, em seguida, selecionar o local do pedido de justificativa de ausência. Logo após, é preciso preencher o formulário com os dados solicitados. Para justificar a ausência pelo app, é necessário que a eleitora ou o eleitor esteja com o título eleitoral regular ou suspenso.

Depois, é gerado um código de protocolo para que a pessoa possa acompanhar o andamento da solicitação. O requerimento será transmitido à zona eleitoral responsável pelo título da eleitora ou do eleitor para análise. Após a decisão sobre a aceitação ou não da justificativa, a pessoa será notificada.

Autoatendimento Eleitoral

A justificativa de ausência ao pleito também pode ser feita pelo Autoatendimento Eleitoral. Na página direcionada, é possível fazer uma solicitação de justificativa ou acompanhar o andamento do pedido encaminhado à Justiça Eleitoral. Em ambos os casos, é preciso informar o número do título eleitoral ou do CPF ou o nome, a data de nascimento e o nome da mãe (caso conste).

Justificativa presencial

Além das duas formas digitais, é possível justificar a ausência ao pleito de maneira presencial. Nesse caso, a eleitora ou o eleitor deverá preencher o formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo no cartório eleitoral mais próximo ou enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título.

Assim que for aceita, a justificativa será registrada no histórico do título da eleitora ou do eleitor. Se ela for negada, será necessário quitar o débito (a multa) com a Justiça Eleitoral.

Leia também: Além de 'Ainda Estou Aqui', confira cinco filmes com Fernanda Torres nos streamings

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Prazo para justificativa de ausência ao 2º turno das Eleições 2024 vai até terça-feira (07)

Mega-Sena pode pagar até R$ 8,5 milhões no sorteio desta terça-feira (7)

Governo de SP se reúne com municípios da Baixada Santista para suporte aos casos de gastroenterite

TV Cultura estreia nesta quarta-feira (8) série sobre histórias de vida de motoristas de aplicativo

Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno do Brics