Presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou nesta terça-feira (7) que mudará o nome do Golfo do México para “Golfo da América”. A declaração foi dada durante uma coletiva em Mar-a-Lago.
Ainda na fala, o republicano não descartou o uso de força militar para tomar o controle do Canal do Panamá ou da Groenlândia.
"Nós vamos mudar o nome do Golfo do México para 'Golfo da América', que nome bonito! É apropriado porque o México tem um déficit enorme com a gente, e nós fazemos todo o trabalho lá", afirmou Trump.
O Golfo do México é o maior golfo do mundo, sendo cercado por terras da América do Norte e da América Central. A região tem uma superfície de aproximadamente 1,55 milhão km², e seu subsolo é rico em petróleo. Além dos EUA, o golfo banha o México e Cuba.
Leia também: Fuad Noman apresenta melhora e está lúcido, diz novo boletim médico
Operação da Polícia Civil apreende mais de oito mil celulares roubados na capital paulista
Trump voltou a falar que aplicará “tarifas pesadas” ao México e ao Canadá, alegando ser uma forma de recompensa ao alto fluxo de drogas que entram nos Estados Unidos.
Mais especificamente em relação ao Canadá, o presidente defendeu que o país seja incorporado aos Estados Unidos, se tornando o 51º estado norte-americano.
Canal do Panamá e Groenlândia
Donald Trump afirmou ter a intenção de tomar o controle durante seu governo. O canal é controlado pelo governo do Panamá há 25 anos, mas foi administrado pelos EUA até 1999.
"O Canal do Panamá foi construído para o Exército dos EUA. Ele é vital ao nosso país e está sendo operado pela China, e estão fazendo uma catástrofe. Dar o canal do Panamá ao Panamá foi um grande erro", afirmou o republicano.
Na mesma linha, Trump disse que vai considerar sanções econômicas à Dinamarca por conta da Groenlândia. O país europeu administra a ilha no Atlântico Norte, que Trump quer tomar para os EUA.
REDES SOCIAIS