Notícias

Crédito consignado para beneficiários do INSS terá juro mais caro em 2025

Bancos vinham reduzindo oferta da modalidade de financiamento por causa das taxas


09/01/2025 22h17

O crédito consignado para beneficiários do INSS vai ter juro mais caro a partir de agora. Os bancos já vinham reduzindo a oferta dessa modalidade de financiamento por causa das taxas.

Quem estabelece as taxas é o Conselho Nacional de Previdência Social, ligado ao Ministério. Desde junho, estavam em 1,66% ao mês. Agora, o órgão estabeleceu um teto de 1,80% ao mês.

O crédito consignado para beneficiários do INSS é uma das modalidades de empréstimo com juros mais baixos. Como a prestação é descontada diretamente na folha de pagamento, o risco de inadimplência para os bancos é muito baixo.

Os bancos queriam um teto de 1,99%. O argumento era o de que, com a retomada do aumento da Selic, a taxa básica de juros, a partir de setembro e a disparada nos juros no mercado financeiro, o consignado era inviável.

Leia também: Bozzano recolhe lotes de gel de cabelo após identificar bactéria

Em dezembro passado, a Associação Brasileira de Bancos entrou com uma ação no Supremo Tribunal Federal questionando a competência do INSS na definição dos juros do consignado. A instituição, que representa bancos de médio porte, argumentou que a atribuição deveria ser do Conselho Monetário Nacional, formado pelos Ministérios da Fazenda, Planejamento e pelo Banco Central.

Sintomaticamente, a concessão dessa modalidade vem caindo desde julho, de acordo com o BC.

A queda na concessão aumentou a pressão para a elevação dos juros do consignado do INSS. Havia discordância dentro do próprio governo, segundo corria nos bastidores. A resistência vinha do Ministério da Previdência contra outras alas, como a Fazenda e a Casa Civil.

Leia também: Ministério da Saúde cria centro de operações de emergência para controle da dengue

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Crédito consignado para beneficiários do INSS terá juro mais caro em 2025

Líder da oposição, María Corina Machado é libertada após ser detida em manifestação contra Maduro

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Bozzano recolhe lotes de gel de cabelo após identificar bactéria

Ministério da Saúde cria centro de operações de emergência para controle da dengue