Temporal em Peruíbe deixa 442 desabrigados e município decreta situação de emergência
Defesa Civil intensifica remoção de famílias e assistência a áreas alagadas no litoral paulista
10/01/2025 10h55
Subiu para 442 o número de desabrigados em Peruíbe, no litoral paulista, após as fortes chuvas que atingem o município desde quarta-feira (8).
A prefeitura municipal decretou situação de emergência nesta sexta-feira (10), homologada e publicada pelo Governo do Estado de São Paulo.
A Defesa Civil enviou uma especialista ao município para auxiliar na gestão da crise. A remoção de famílias das áreas de risco, que começou ainda na quarta-feira (8), continua neste momento com o aumento do número de desabrigados.
Leia também: Lula reúne ministros para discutir decisão da Meta e regulação das redes sociais
As vítimas estão abrigadas em três escolas municipais. A EMEF Professora Delcelia Joselita Machado Bezerra acolhe 168 pessoas, enquanto a EMEF Professora Maria Amélia e a EMEF Fernando Nepomuceno Filho abrigam 154 e 120 pessoas, respectivamente.
Desde o início das chuvas, que já acumulam 283 milímetros em 48 horas, a Defesa Civil mobilizou 30 agentes, nove embarcações e enviou quatro caminhões com 1.700 itens de assistência, como cestas básicas, kits de higiene, colchões e roupas de cama.
Os alagamentos atingiram bairros como Caraguava, Vila Erminda, Araminguava, Venessa, Ribamar, Jardim das Flores e Nova Itariri, afetando mil moradores. O governo estadual emitiu alertas via SMS e pelo sistema Cell Broadcast, notificando a população sobre os riscos e orientando evacuações.
Embora as chuvas devam persistir nos próximos dias, a Defesa Civil estima uma redução no volume das precipitações. A situação, porém, segue crítica, com equipes atuando no resgate e no suporte às famílias afetadas.
Leia mais: Sobe para 10 o número de mortos nos incêndios da Califórnia
REDES SOCIAIS