Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/X @SpaceX
Reprodução/X @SpaceX

A sétima tentativa de lançamento da Starship, tida como o foguete mais poderoso do mundo, é promovida nesta quarta-feira (15) pela SpaceX.

Prevista para às 19h (horário de Brasília), será exibida mundialmente pelo X e pelo aplicativo X TV. A transmissão deve começar 35 minutos antes da decolagem.

Inicialmente, o voo seria realizado na segunda-feira (13), mas foi adiado sem que a empresa de Elon Musk fornecesse maiores explicações.

Leia também: IPVA 2025: 1ª parcela ou cota única de carros com placa de final 3 vence nesta quarta (15) em SP

A iniciativa promete trazer atualizações significativas, tentar o primeiro teste de implantação de carga útil da espaçonave, realizar vários experimentos de reentrada voltados para captura e reutilização de naves, além de lançar e retornar o propulsor Super Heavy. A última tarefa foi concluída com exatidão na quinta tentativa, mas acabou abortada na sexta.

“Enquanto estiver no espaço, a Starship implantará 10 simuladores Starlink, semelhantes em tamanho e peso aos satélites Starlink de próxima geração, como o primeiro exercício de uma missão de implantação de satélite. Os simuladores Starlink estarão na mesma trajetória suborbital da Starship, com a aterrissagem direcionada ao Oceano Índico. Um reacendimento de um único motor Raptor enquanto estiver no espaço também está planejado”, informa a SpaceX.

Para 2025, o objetivo da SpaceX com a Starship é reutilizar todo o sistema online e cumprir missões ambiciosas rumo à meta final de conseguir transportar pessoas e cargas para as órbitas da Terra, da Lua e de Marte, conforme descrito no site da empresa de Musk.

Leia também: CNU: resultados da avaliação de títulos são divulgados nesta quarta (15); veja como acessar