Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Alexani Barbosa
Foto: Alexani Barbosa

A TV Cultura terá uma nova afiliada na região das cidades históricas de Minas Gerais a partir da primeira semana de março.

A TV TOP Cultura, da Fundação de Educação, Arte e Cultura (Fundac), exibirá 90% da programação da Cultura nas cidades de Ouro Preto (46.1) e Mariana (20.1). A parceria foi formalizada nesta segunda-feira (3), na sede da Cultura, com a presença do presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf; do diretor de Desenvolvimento e Expansão da Fundac, Wellington José da Cunha; e do diretor de Rede e Novos Negócios da FPA, Fábio Chateaubriand Borba.

Com a retomada dessa parceria, após dois anos, e agora com sinal digital, a TV Cultura amplia seu alcance populacional em 150 mil habitantes na região. José Roberto Maluf, presidente da Fundação que gere a Cultura, destaca a importância da iniciativa.

"A chegada da TV em Ouro Preto vai agregar milhares de telespectadores à nossa rede. Há cinco anos, a TV Cultura cobria pouco mais de 50% do Brasil. Hoje nós estamos praticamente em 100% do território nacional, através de todas as nossas redes".

Wellington José da Cunha, diretor da Fundac, também fala sobre a relevância desta parceria. "Ser aliado da TV Cultura, que é uma grande emissora de renome, a nível nacional, e que produz materiais de qualidade, vem agregar ao nosso trabalho. Isso vai ser uma porta para o mundo. A gente está trazendo o mundo para Ouro Preto e também tendo oportunidade de levar Ouro Preto para o mundo. Essa é a janela que vamos construir juntos."

A vinda de uma nova afiliada para a rede da Cultura é mencionada por Fábio Chateaubriand Borba, diretor da emissora. "A regionalização da TV Cultura é muito importante, e isso só é possível através da rede de emissoras afiliadas. Mostrar as regiões do Brasil, as suas belezas, os seus encantos, o factual... E ter a TV de Outro Preto aqui na nossa rede é uma felicidade muito grande (...) regionalizar nossa grade de programação com o apoio das afiliadas é uma grande conquista. Cada vez mais, estamos trazendo o Brasil para a tela da TV Cultura", destacou.

TV Cultura em todo o Brasil

Hoje, a Cultura está presente em todos os estados brasileiros. Na TV aberta são mais de 214 canais próprios no Estado de São Paulo e no Distrito Federal, 68 afiliadas geradoras e 350 retransmissoras espalhadas pelo Brasil. Na TV por assinatura são mais de 10,4 milhões de assinantes.