A reunião dos chefes dos líderes do Brics, prevista para julho deste ano, acontecerá no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.
“O presidente me autorizou a anunciar que a reunião dos chefes de Estado do Brics será no Rio de Janeiro, no mês de julho deste ano, nos dias 6 e 7, quando receberemos na cidade os chefes de estado dos 20 países que integram o Brics, como membros plenos e parceiros”, afirmou o ministro.
No dia 1º de janeiro deste ano, o Brasil assumiu a presidência rotativa do Brics. O grupo de cooperação internacional é composto atualmente por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Irã.
Leia também: Datafolha: aprovação do governo Lula cai 11% em dois meses e é a pior de todos os mandatos do petista
Descoberta misteriosa em Frankfurt guarda enigma religioso
Mauro Vieira destacou a importância do evento na cooperação entre os países membros. "Mais uma vez, o Rio de Janeiro será palco de uma importantíssima reunião internacional", disse.
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, agradeceu a decisão do presidente Lula.
"Rio, mais uma vez, é a capital do mundo. Foi o G20 ano passado, agora Brics e, quem sabe, eu ainda não consigo a assinatura do decreto presidencial dizendo 'Rio capital honorária do Brasil", afirmou Paes.
Para o trabalho de organização do evento, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Rio Brics, que será responsável pela elaboração do "Calendário BRICS Rio", reunindo as iniciativas e atividades até o final de 2025.
REDES SOCIAIS