Aos 88 anos, Papa Francisco segue internado com infecção respiratória complexa
Sem previsão de alta, pontífice está em tratamento no hospital Gemelli, em Roma
17/02/2025 10h20
O Papa Francisco, 88, segue internado no hospital Gemelli, em Roma, devido a uma infecção polimicrobiana do trato respiratório. A informação foi confirmada pelo Vaticano nesta segunda-feira (17).
O quadro clínico do pontífice é considerado “complexo”, e seu tratamento foi alterado. No momento, não há previsão de alta.
De acordo com o porta-voz da Santa Sé Matteo Bruni, exames recentes confirmaram a infecção respiratória causada por uma combinação de vírus, bactérias, fungos e parasitas. A equipe médica determinou repouso absoluto, o que levou ao cancelamento de compromissos, incluindo a tradicional oração dominical na Praça de São Pedro e uma missa especial para artistas em comemoração ao Ano Jubilar da Igreja Católica.
Leia também: Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 1 nesta segunda (17)
Mesmo hospitalizado, Francisco manteve sua rotina de leituras matinais e telefonemas. No fim de semana, entrou em contato com membros de uma paróquia católica na Faixa de Gaza. Segundo o Vaticano, ele tem apresentado sinais de estabilidade e dormiu bem na última noite. Sua febre, que havia sido registrada nos primeiros dias de internação, vem diminuindo gradualmente.
O pontífice, que já teve parte de um pulmão removida na juventude, enfrenta problemas respiratórios há mais de uma semana. Inicialmente, relatou um "forte resfriado", que depois foi identificado como bronquite. Antes de ser internado, precisou, inclusive, delegar a leitura de discursos a um assessor em várias ocasiões.
Esta não é a primeira vez que Francisco enfrenta complicações pulmonares. Em 2023, ele foi hospitalizado devido a uma grave pneumonia e só revelou depois que precisou de internação emergencial. Desta vez, insistiu em cumprir compromissos antes de ser levado ao hospital na sexta-feira (14).
Uma nova atualização sobre o estado de saúde dele deve ser divulgada pelo Vaticano nas próximas horas.
Leia mais: IPVA 2025: 2ª parcela ou cota única de carros com placa de final 5 vence nesta segunda (17) em SP
REDES SOCIAIS