O papa Francisco teve uma "melhora leve e contínua" em seu estado de saúde. O novo boletim médico foi divulgado pelo Vaticano na tarde desta quarta-feira (26).
Segundo o comunicado, a insuficiência real que o papa Francisco enfrentava nos últimos dias foi resolvida.
"As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas apresentaram uma melhora leve e contínua. A leve insuficiência renal detectada nos últimos dias foi resolvida. A tomografia do tórax realizada ontem à noite mostrou uma evolução normal do quadro inflamatório pulmonar. Os exames laboratoriais e hematológicos de hoje confirmaram a melhora observada ontem”, diz a nota.
Além disso, o comunicado do Vaticano deixou de classificar o estado do papa como crítico pela primeira vez desde sábado (22).
“O Santo Padre continua com oxigenoterapia de alto fluxo e, até o momento, não apresentou crises respiratórias asmáticas. A fisioterapia respiratória continua. Apesar da leve melhora, o prognóstico permanece reservado. Durante a manhã, o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho”, destaca o Vaticano.
O boletim divulgado na manhã desta quarta ainda falava que o pontífice estava "em estado crítico", mas que havia passado uma noite tranquila.
Na terça, o papa Francisco ainda se reuniu com membros da Igreja Católica no hospital para deliberar sobre candidatos a se tornarem santos.
O pontífice, de 88 anos, foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral. Ele está internado no Hospital Gemelli, em Roma, na Itália, desde o dia 14 de fevereiro.
REDES SOCIAIS