Pelo terceiro ano consecutivo, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP) foi o único hospital público do Brasil a ser citado no ranking anual global da revista estadunidense Newsweek, em parceria com a Statista. Nesta edição de 2025, o maior hospital da América Latina aparece na 210ª colocação na lista, figurando entre os 250 melhores hospitais do mundo. Na classificação por país, o HCFMUSP conquistou o sétimo lugar, ocupando a melhor colocação entre os hospitais públicos do Brasil.
"É sempre um orgulho ser referência e estar entre as principais instituições médicas do mundo, especialmente sendo um hospital público. Seguiremos trabalhando com empenho para oferecer um atendimento de ponta aos nossos pacientes e fortalecer, cada vez mais, a posição de excelência do HCFMUSP em ensino, pesquisa, assistência e inovação no cenário nacional e mundial”, afirma o diretor clínico do HCFMUSP, Edivaldo Utiyama.
Leia também: Número de pretos e pardos com ensino superior cresce, mas segue metade do de brancos, aponta Censo
O ranking é realizado anualmente desde 2019 e, este ano, analisou dados de 2.445 hospitais de 30 países com base em recomendações de profissionais da saúde e gestores hospitalares, pesquisas de satisfação de usuários e indicadores de qualidade hospitalar e performance médica.
Além do Hospital das Clínicas da FMUSP, mais seis hospitais brasileiros compõem a lista de 2025: Hospital Israelita Albert Einstein (22ª), Hospital Sírio-Libanês (83ª), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (115ª), Hospital Moinhos de Vento (127ª), Hospital Santa Catarina Paulista (165ª) e o Hospital do Coração - HCOR (202°).
Leia também: Carnaval em SP deve ter calor intenso, com temperaturas até 7°C acima da média
REDES SOCIAIS