Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | X @boomaero
Reprodução | X @boomaero

Uma imagem registrada pela Nasa, a agência espacial norte-americana, mostra a quebra da barreira do som durante o voo de um jato supersônico nos Estados Unidos.

A foto foi divulgada pela empresa Boom Supersonic, que desenvolve o primeiro jato civil a voar mais rápido que o som desde o Concorde.

O registro é do dia 10 de fevereiro, quando a aeronave XB-1 realizou seu primeiro voo. É a primeira vez que um avião civil financiado por empresas ultrapassa a barreira do som.

Leia mais: Trump cita Brasil ao anunciar a aplicação de novas tarifas durante discurso no Congresso dos EUA

A agência utilizou a fotografia de Schlieren. De acordo com a Boom Supernoic, a técnica é capaz de documentar “a densidade do ar ao redor de XB-1 e a onda de choque resultante”.

Esta imagem torna o invisível visível — o primeiro jato supersônico civil dos Estados Unidos quebrando a barreira do som. Graças ao voo excepcional do Geppetto e à nossa parceria com a NASA, conseguimos capturar esta imagem icônica”, afirmou Blake Scholl, fundador e CEO da Boom Supersonic.

A aeronave atingiu no momento do registro da imagem 1,1 Mach (ou seja, 1,1 vez a velocidade do som) a 35 mil pés, o que equivale a aproximadamente 1,2 mil quilômetros por hora.

Os comerciais, por exemplo, costumam atingir velocidades de cerca de 850 quilômetros por hora.