UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (24) recebe o médico cardiologista Roberto Kalil Filho.

O entrevistado aparece frequentemente na mídia por cuidar de personalidades como Gilberto Gil e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele também é diretor do Centro de Cardiologia do Sírio-Libanês e professor titular do Departamento de Cardiopneumologia da Faculdade de Medicina da USP.

Durante o programa, Kalil alertou que o aumento indiscriminado de faculdades de medicina no Brasil, sem uma fiscalização adequada, impacta negativamente a capacitação dos profissionais.

“O Brasil precisa de mais médicos? Sim. Mas o grande problema é que, atualmente, cerca de 45 mil novos médicos se formam por ano, e muitos deles saem com uma formação aquém do ideal. Esse é o verdadeiro desafio: garantir qualidade e capacitação adequadas ao médico recém-formado".

O médico também destaca o debate em torno do Exame Nacional de Proficiência em Medicina (ENPM), conhecido como a “OAB da Medicina”, que avalia a qualificação dos profissionais. Kalil afirmou que apoia a aplicação de provas e testes rigorosos, pois acredita que eles podem estimular as faculdades a oferecer uma formação mais completa e eficiente.

“Sou a favor de avaliações periódicas: no segundo, no quarto e no sexto ano do curso de medicina. Além disso, o Ministério da Educação deveria aplicar critérios mais rigorosos na fiscalização das faculdades. Com essas medidas, a qualidade dos médicos formados certamente melhoraria", explica.

“Eu sou favorável a uma melhor formação dos médicos das faculdades desse país, pois, muitas vezes, fica aquém do que é necessário para cuidar de um paciente””, concluiu.

Participam da bancada de entrevistadores Adriana Dias Lopes, editora do jornal O Globo, Conrado Corsalette, secretário-assistente de redação em São Paulo do jornal digital Poder360, Carolina Marcelino, jornalista de Saúde, Thaís Manarini, editora de Saúde do Estadão, e Victoria Damasceno, editora de Equilíbrio e Saúde da Folha de S.Paulo. Haverá ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar, ao vivo, a partir das 22h, na TV, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook.

Assista ao programa completo: