Internado desde o dia 3 de janeiro no Hospital Mater Dei, Fuad Noman (PSD), prefeito de Belo Horizonte, está em estado grave após sofrer uma parada cardiorrespiratória na noite de terça-feira (25).
De acordo com o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira (26), o político foi reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico – quando o coração não consegue manter a principal função: bombear o sangue para o pulmão e para o resto do corpo – necessitando de doses elevadas de drogas vasoativas e inotrópicas.
No momento, ele se encontra com a respiração sendo controlada por aparelhos, mantendo a pressão com medicamentos, além de apresentar quadro de insuficiência renal aguda.
Leia também: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 32 milhões; veja dezenas sorteadas
A nota foi assinada por Enaldo Melo de Lima, coordenador médico do Hospital Integrado do Câncer da Rede Mater Dei de Saúde, e por Anselmo Dornas Moura, coordenador médico da UTI do Hospital Mater Dei.
Desde que tomou posse, em 1º de janeiro, Noman ficou apenas três dias no cargo. Ele participou da solenidade de forma virtual, seguindo recomendações médicas, e teve dificuldade para falar durante o discurso.
Dois dias depois, saiu de licença médica, quando foi internado devido a um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória. A última renovação da licença médica do exercício de prefeito foi emitida no dia 18 de março. Enquanto ele se encontra afastado das atividades, o vice-prefeito de Belo Horizonte Álvaro Damião (União Brasil) comanda o município de forma interina.
REDES SOCIAIS