O corpo de Fuad Noman (PSD), prefeito de Belo Horizonte, será velado na tarde desta quinta-feira (27) em uma cerimônia aberta ao público na sede da Prefeitura.
A despedida ao político será promovida das 13h às 16h. O acesso será feito pela entrada principal, na Avenida Afonso Pena, número 1.212. Após o velório, o político será levado no caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério do Bonfim.
Internado desde o dia 3 de janeiro para tratar um quadro de pneumonia e insuficiência respiratória no Hospital Mater Dei, Noman morreu na quarta-feira (26), aos 77 anos.
Após o falecimento dele, o prefeito em exercício Álvaro Damião (União Brasil) decretou luto por oito dias. O Governo de Minas, por sua vez, decretou luto oficial de três dias em publicação extra do Diário Oficial na tarde de quarta-feira (26).
Leia também: Bolsa Família 2025: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 8 nesta quinta (27)
Quadro clínico
De acordo com os médicos, o político morreu às 11h27, em decorrência das complicações de um linfoma não Hodgkin de origem testicular, um tipo de câncer que havia sido tratado no ano passado.
Apesar da doença ter apresentado remissão nos exames realizados, o sistema imunológico dele ficou enfraquecido após o tratamento quimioterápico. Além disso, apresentava comorbidades, como arritmia cardíaca, e desenvolveu um acometimento neuronal nos últimos meses, o que o levou a disfunções neurológicas, como dificuldade para deglutir, falar e se movimentar.
Na última terça-feira (25), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, além de apresentar insuficiência renal aguda. Depois, chegou a ser reanimado, mas evoluiu com choque cardiogênico, quando o coração não consegue manter a principal função: bombear o sangue para o pulmão e para o resto do corpo.
Devido ao quadro, precisou de doses elevadas de medicamentos vasoativos, que afetam a dilatação dos vasos sanguíneos, e inotrópicos, que afetam a força de contração do coração.
Leia também: +Milionária: nenhuma aposta acerta combinação e prêmio acumula em R$ 62 milhões
REDES SOCIAIS