UOL - O melhor conteúdo

Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Um terremoto de magnitude 7,0 atingiu a região de Tonga, no oceano Pacífico, neste domingo (30), segundo o United States Geological Survey (USGS, sigla em inglês para Serviço Geológico dos Estados Unidos).

Leia também: Roda Viva recebe o presidente da COP30 André Corrêa do Lago, nesta segunda-feira (31)

O fenômeno ocorre três dias após outro tremor ter sido registrado em Mianmar na sexta-feira (28), deixando mais de 1,7 mil pessoas mortas, 3,4 mil feridas e mais de 300 desaparecidas.

O país, localizado na Oceania, está em uma das regiões mais sismicamente ativas do mundo. Desde 1900, pelo menos nove terremotos de magnitude 7, ou superior, foram registrados em um raio de 250 km do epicentro do tremor que ocorreu neste domingo (30).

De acordo com cientistas, acontecimentos como esse podem causar deslocamento vertical do fundo do mar, aumentando o risco de tsunamis. A proximidade de Tonga com o epicentro significa que, caso uma onda gigante fosse gerada, o tempo para alertar a população seria extremamente curto. No último boletim, no entanto, a USGS descarta o risco de um tsunami na região.

Leia também: Anvisa suspende interdição do creme dental Colgate Total Clean Mint, mas faz alerta sanitário

As autoridades locais seguem monitorando a situação e avaliam possíveis impactos do tremor na região. Ainda não há informações sobre possíveis vítimas ou danos estruturais.