Brasileiros que contam com uma conta GOV.BR de nível prata ou ouro poderão, a partir desta terça-feira (1º), encontrar sua declaração do Imposto de Renda 2025 pré-preenchida no site ou aplicativo da plataforma.
A expectativa é de que a ferramenta seja utilizada para mais da metade dos envios, cerca de 57% do total de 46,2 milhões de declarações previstas. O uso apresenta crescimento nos últimos anos, passando de 7% em 2022 para 41% em 2024.
A declaração pré-preenchida muda o foco da coleta e preenchimento das informações pelas pessoas, que passam a fazer uma revisão dos dados que a Receita Federal já tem, o que evita erros e agiliza a entrega do IR. No entanto, vale ressaltar que o declarante ainda precisa complementar o que não estiver preenchido, atualizar informações e ter em sua posse os documentos para comprovar o que constar na entrega.
Leia também: Petrobras reduz preço do diesel em R$ 0,17 por litro a partir desta terça (1º)
Algumas das novidades da ferramenta neste ano são as informações sobre contas bancárias no exterior, tanto tradicionais quanto de fintechs enviadas pelos países estrangeiros, além do término da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como título de eleitor, por exemplo.
Além disso, ainda ajuda o declarante a avançar na fila da restituição. Os principais critérios continuam sendo os casos previstos em lei e a data de entrega da declaração, mas a opção pelo preenchimento via GOV.BR e a opção por receber os valores via pix são critérios secundários que podem ajudar aos cidadãos.
Contas prata e ouro
Uma conta de nível prata é obtida a partir do reconhecimento facial para conferência da foto com a da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), assim como pela validação de dados em um dos 14 bancos credenciados.
Já para ter uma conta ouro, que permite acesso a qualquer serviço público digital e garante ampla segurança, é preciso fazer o reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ou pelo QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou, ainda, a partir de um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
Para quem não faz a própria declaração, ainda existe a alternativa de usar o site ou app Meu Imposto de Renda. Nele, é possível dar autorização de acesso à declaração pré-preenchida para qualquer CPF ou CNPJ, evitando assim o compartilhamento da senha GOV.BR.
A recepção da declaração pré-preenchida começa nesta terça-feira (1º), 13 dias após o início do prazo de envio do IR pelo método tradicional, em 17 de março.
REDES SOCIAIS