O Roda Viva recebe nesta segunda-feira (8) Oscar Vilhena, professor de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo. Além disso, é mestre em Direito pela Universidade Columbia (EUA), doutor em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP) e autor do livro "Constituição e sua Reserva de Justiça".
O segundo dia do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) e dos militares de alta patente acusados de golpe de Estado terminou com a defesa do ex-presidente dizendo que ele não agiu contra a democracia. No programa, o especialista fala sobre a expectativa para os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e das movimentações no Congresso Nacional para uma possível anistia.
“Quando o presidente da República incita as Forças Armadas, ele estabelece algum tipo de ideia de grave ameaça. E nós temos uma série de episódios onde o presidente Bolsonaro ameaçou não cumprir a sentença do Supremo, ameaçou o então presidente do STF. Houve também violência, no dia 8 de janeiro”, explica.
“Então, Bolsonaro tem responsabilidade seja ou grave ameaça e pela violência praticada no dia 8 de janeiro, inclusive por não ter feito nada para impedir que ela acontecesse”, completa.
Participam da bancada de entrevistadores Hugo Henud, repórter de Política do Estadão; Joice Bacelo, editora-assistente de Política do Valor Econômico; Renata Galf, repórter de Política da Folha de S.Paulo; o jornalista Ricardo Balthazar; e Kalleo Coura, editor-executivo do Jota.
Com apresentação de Vera Magalhães, o Roda Viva vai ao ar a partir das 22h, na Cultura, no site da emissora, app Cultura Play, além de YouTube, X, Tik Tok e Facebook. Os desenhos em tempo real são de Luciano Veronezi.
Assista ao programa completo:
REDES SOCIAIS