Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pexels
Pexels

Mais de 60 mil pessoas já foram internadas nos primeiros oito meses deste ano em hospitais do país devido a intoxicações alimentares.

No ano passado, foram 113.157 casos. Em 2025, o Ministério da Saúde já registrou nove mortes por infecção alimentar em todo país até o mês de outubro.

Leia mais: Câncer deve superar doenças cardiovasculares como principal causa de morte até 2030

A contaminação é causada normalmente por bactérias, vírus, parasitas e substâncias químicas através da água ou de alimentos infectados.

“Ou porque eles foram contaminados durante a manipulação, ou porque foram armazenados de forma inadequada, em temperatura inadequada, que permitiram o crescimento desse micro-organismo, ou durante a produção, ou às vezes após o preparo, enquanto o alimento está sendo servido”, explica Cynthia Kunigk, professora de segurança de alimentos.

Os casos costumam ser negligenciados e muitas vezes subnotificados por causa dos sintomas comuns a outras doenças de menor gravidade. Por isso, boa parte da população não procura atendimento e se automedica.

Isso pode representar um risco porque os sintomas mais comuns como: náusea, vômito e diarreia podem evoluir para quadros de saúde mais graves, com dor abdominal, cólicas, febre, mal-estar, convulsões e até insuficiência renal.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 200 doenças podem ser causadas por alimentos contaminados.