Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

O consumo de bebida alcoólica vem caindo no Brasil. Seis em cada dez brasileiros afirmam não consumir bebida alcoólica, de acordo com o levantamento Álcool e a Saúde dos Brasileiros, Panorama 2025, do Centro Integrado de Saúde e Álcool.

Conforme a pesquisa, 64% da população declara não consumir bebida alcoólica, um aumento de 9% em relação ao último levantamento, realizado em 2023. Entre os que afirmam não beber, seis em cada dez são mulheres (59%) e 64% têm entre 18 e 24 anos.

De acordo com Mariana Thibes, doutora em Sociologia e coordenadora do Cisa, as gerações passadas associavam a bebida somente a coisas positivas, como festa, diversão, sociabilidade e outros. Já a geração atual apresenta maior percepção dos riscos relacionados ao consumo de álcool.

Leia também: Beth Carmona, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta, participa do Max Minas nesta quinta-feira (13)

Apesar da queda no consumo, a pesquisa revela um dado alarmante: oito em cada dez consumidores abusivos (82%) consideram moderada a forma como bebem, o que reforça a necessidade de políticas públicas voltadas ao esclarecimento da população.

“Esse uso mais intenso e que ainda é frequente na população brasileira, ele pode causar uma série de problemas, tanto de curto prazo, quanto de mais médio e longo prazo, como as doenças crônicas.”, destacou Mariana.

Leia também: Ministério da Gestão divulga notas do Concurso Público Nacional Unificado