A Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou as diretrizes sobre o tratamento da obesidade e incluiu uma novidade: as canetas de emagrecimento.
De acordo com a OMS, o uso das canetas emagrecedoras pode ser feito por adultos - com exceção das grávidas -, mas deve integrar um plano mais amplo, com dieta equilibrada, atividade física e acompanhamento médico para avaliar a segurança e os efeitos colaterais.
O objetivo dessa nova diretriz é combater a obesidade, que está ligada a doenças sérias como diabetes, hipertensão e problemas cardíacos.
Essa inclusão pode ajudar mais pessoas a encontrar um tratamento eficaz e reduzir as taxas de obesidade no mundo.
Os dados da OMS mostram que a obesidade atinge cerca de um bilhão de pessoas e está associada a mais de três milhões de mortes no ano passado. Sem uma ação mais combativa, o número de pessoas obesas pode dobrar até 2030.
As canetas emagrecedoras são injeções que ajudam a regular o apetite e o metabolismo, fazem o usuário se sentir satisfeito por mais tempo e comer menos.
A entidade já havia incluído em setembro passado, as canetas emagrecedoras na lista de medicamentos essenciais para o tratamento do diabetes tipo 2 em grupos de alto risco. E agora colocou os medicamentos como apoio no combate a obesidade.
REDES SOCIAIS