Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Na última terça-feira (26), um vídeo causou uma onda de protestos ao mostrar um homem negro caído no chão com um policial branco ajoelhado em seu pescoço. George Floyd morreu horas depois. Em comunicado, a polícia local disse que Floyd faleceu "após um incidente médico durante uma interação policial".

O fato aconteceu em Minneapolis, nos Estados Unidos, e os quatro policiais envolvidos foram demitidos, segundo o prefeito da cidade, Jacob Frey. “É a decisão certa para a nossa cidade, para a nossa comunidade”, disse. Frey ainda ressaltou que “Ser negro nos Estados Unidos não deveria ser uma sentença de morte”.

No vídeo, um deles se ajoelhava no pescoço de Floyd, que estava algemado e chorando. É possível ouvi-lo falar "Não consigo respirar". Mesmo com as pessoas ao redor pedindo que o policial parasse, a situação permaneceu por aproximadamente 5 minutos. Após o ocorrido, Floyd foi levado ao hospital, onde morreu pouco depois.

Flores foram colocadas pelos cidadãos de Minneapolis, em forma de protesto, no local onde George Floyd morreu. Nos cartazes, escreveram “Parem de matar pretos”. Ademais, uma campanha já está em execução para que, além de demitidos, os policiais sejam presos e julgados por assassinato.

A repercussão atingiu artistas como Madonna, que comentou “A coisa mais doentia e devastadora que vi em muito tempo”. O astro do basquete Lebron James e Lupita Nyong’o, primeira atriz queniana-mexicana a ganhar o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante, “Chega, #JustiçaparaGeorgeFloyd”, disse.