Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Já diziam os mais velhos: “A educação vem de berço”. Isso implica na ética, nos princípios, nos valores, respeito ao próximo e porque não na implementação de uma cultura antirracista? Afinal, quando mais jovens, tudo pode ser facilmente absorvido, resultando na base do caráter das novas gerações. As famílias podem e devem, desde muito cedo, despertar uma consciência racial nas crianças.

Esse processo de criação pode ser iniciado através da literatura infantil, uma ferramenta poderosa que conta com excelentes autores que não medem esforços quanto a temática. Mas atenção: Uma infância livre de preconceitos não se faz somente de livros que refletem o valor da cultura afro-brasileira. É preciso ter a consciência de ser espelho para o futuro dos pequenos, dentro e fora do ambiente familiar.

Separamos 10 livros para pais e filhos exercitarem este tipo de leitura:

1. Amoras (Emiccida, 2018)

O livro é inspirado na música “Amoras”, onde Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.

E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade escreveu seu primeiro livro infantil e mostra, por meio de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos.

2. Sulwe (Lupita Nyong'o, 2019)

Sulwe, significa estrela, daquelas que aparecem no céu da meia-noite. E quem não gostaria de ter um nome desses e de brilhar feito astro celeste? A personagem principal do livro, uma criança preta, embarca em uma aventura que desperta nela o senso de beleza. Esse é o primeiro livro da atriz e produtora de cinema Lupita Nyong’o.

3. Mandela - O africano de todas as cores (Alain Serres, 2014)

O autor Alain Serres recria a trajetória de Nelson Mandela da infância até o momento em que se tornou o primeiro presidente negro na África do Sul.

4. Kambas Para Sempre (Maria Celestina Fernandes, 2017)

Em Kambas Para Sempre, Lueji é uma menina brasileira e afrodescendente, com nome de rainha. Ela gosta de ouvir as histórias da avó, que narra os episódios contados por seus bisavós, que foram trazidos ao Brasil em navios negreiros.

5. Caderno de Rimas do João (Lázaro Ramos, 2015)

Caderno de rimas do João é o primeiro livro do autor e ator baiano Lázaro Ramos. Um breve dicionário afetivo, onde cabem reminiscências de infância, família, valores, política, amor, música, vida, saudade, literatura, entre outros assuntos.

6. Meu Crespo é de Rainha (Bell Hooks, 2018)

O livro celebra a beleza e a diversidade dos cabelos crespos e cacheados, exaltando penteados e texturas afro.

7. Tudo Bem Ser Diferente (Todd Par, 2009)

O livro trabalha com as diferenças de cada um de maneira divertida, simples e completa, alcançado o universo infantil e abordando diversos assuntos: Adoção, separação de pais, deficiências físicas e preconceitos raciais, entre outros.

8. O Mundo No Black Power de Tayo (Kiusam de Oliveira, 2013)

A narrativa aborda o preconceito de uma forma leve, contando a história de Tayó, uma menina negra, que tem orgulho do cabelo crespo com penteado black power. A autora apresenta uma personagem cheia de autoestima, capaz de enfrentar as agressões dos colegas de classe, que dizem que seu cabelo é 'ruim'.

9. Bucala - A pequena princesa do quilombo do Cabula (Davi Nunes, 2015)

O livro traz a história a história de uma linda princesa quilombola que tem o cabelo crespo em formato de coroa de rainha. Ela possui poderes que protegem o quilombo.

10. Omo-Oba: Histórias de Princesas (Kiusam de Oliveira, 2009)

Um livro que reconta 6 mitos africanos, muito divulgados nas comunidades de tradição ketu, pouco conhecidos pelo público em geral. Os mitos apresentados têm o objetivo de fortalecer a personalidade de meninas de todos os tempos.