Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Finalmente! Após quatro anos, ela está de volta: a Copa do Mundo! E entre gols, impedimentos, árbitros de vídeo e o famoso “foi pênalti ou não?”, temos, claro, tempo para ler quadrinhos. Por isso, selecionei aqui 11 HQs sobre o tema, sempre de autores brasileiros.

Boa leitura! (E, cá entre nós, pratique esporte também... Faz bem para o corpo, para a mente...)

“Luzes de Niterói”, de Marcello Quintanilha

Um dos autores nacionais mais premiados da atualidade (“Escuta, Formosa Márcia“ foi eleito álbum do ano no festival francês de quadrinhos de Angoulême), Quintanilha tem um álbum excelente sobre futebol: “Luzes de Niterói”.

Para ser mais preciso, não é exatamente “sobre” futebol, mas usa o famoso esporte bretão como pano de fundo em um drama sobre dois amigos (um deles, craque em início de carreira) que partem em uma travessia de barco, mas encaram um mar revolto.

“O Outro Lado da Bola”, de Alê Braga, Alvaro Campos e Jean Diaz

Como o anterior, este também é um ótimo álbum que traz o futebol como pano de fundo (mas intensamente presente). Cris, craque do fictício time Alvinegro Paulista, revela que é gay. O drama se desenvolve após esta bombástica notícia: a conservadora sociedade brasileira está preparada para lidar com essa notícia? Você nem precisa ler “O Outro Lado da Bola” para responder. Quantos atletas assumidamente gays jogam ou já jogaram no seu time?

Pelezinho, dos Estúdios Mauricio de Sousa

Após abrir esta coluna com duas sugestões excelentes, mas dramáticas e tensas, vamos com um pouco de humor. Sempre gostei das historinhas do Pelezinho – e não só por me identificar com o péssimo goleiro Frangão, uma vez que minha técnica embaixo do travessão deixa a desejar. Suas histórias seguem o padrão da Turma da Mônica: leves, despretensiosas, engraçadinhas. Um pouco de fofura – temperado com saudosismo de quem viu Pelé jogar, ou da imaginação de quem só ouviu falar.

Turma da Mônica – Todas as Copas do Mundo – Edição 2022, dos Estúdios Mauricio de Sousa

Sim, mais uma obra do Mauricio, mas agora protagonizada pela Turma da Mônica. A cada quatro anos, esta edição é republicada, sempre atualizada e trazendo causos e curiosidades de todas as edições da Copa do Mundo. O diferencial, claro, está no carisma dos protagonistas Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão (este, o único que, de fato, joga bem!).

Coleção Maiores Clubes, de Ziraldo

Este não é apenas uma livro, mas uma coleção de seis. O mineiro (e flamenguista) Ziraldo criou uma série chamada “Coleção Maiores Clubes”, com um volume dedicado a cada time. Como fã de futebol (e de quadrinhos), acho que esta série merece uma continuação, com mais clubes “entrando em campo”. Os já publicados foram:

- “O Mais Querido do Brasil” (sobre o Flamengo)

- “Colorado – O Campeão de Tudo” (Internacional)

- “Vascão – O Gigante da Colina” (Vasco)

- “O Imortal Tricolor” (Grêmio)

- “Todo Poderoso Timão” (Corinthians)

- “Verdão – O Campeão do Século” (Palmeiras)

Manual do Zé Carioca, de vários autores

Está mais para livro ilustrado do que para HQ, mas cabe nesta lista. Este livro fez minha cabeça durante a infância: histórias das Copas do Mundo, de craques do futebol (mesmo os que jogaram antes de 1930, quando a Copa começou), explicações de esquemas táticos etc. Divertido e informativo – sem falar que o time do Zé Carioca, o Vila Xurupita Futebol Clube, tem o melhor nome dos clubes fictícios...