Coluna Hábito de Quadrinhos

Clássico das HQs da Europa, Gaston volta após hiato de 3 décadas


04/04/2022 10h54

Ele é preguiçoso, atrapalhado e um clássico dos quadrinhos europeus: Gaston Lagaffe! Um dos personagens mais divertidos das “bandas desenhadas” francobelgas vai voltar a ter histórias próprias após 30 anos – e, pela primeira vez, sem a participação de seu criador.

Mas temo estar contando esta história rápido demais.

O roteirista e ilustrador belga André Franquin (1924-97) era, em 1957, famoso pelas histórias do Spirou - personagem não inventado por ele e famoso a ponto de emprestar seu nome a uma prestigiosa revista francesa de quadrinhos. Pois bem, por algumas edições daquele ano, marcas de pegadas apareciam nas páginas da revista 'Spirou', sem que se soubessem a quem pertenciam. Era um mistério para os leitores, que foi resolvido com a aparição dele: Gaston Lagaffe!

Gaston era um rapaz calmo, sem pressa ou preocupação, que apareceu na revista a pedido de alguém, que ele não lembrava quem era... Seria ele desligado? Distraído? Ou folgado mesmo? De qualquer maneira, a criação de Franquin agradou. As histórias Gaston passaram a sair em 'Spirou', sem regularidade definida, e depois eram reunidas em livros – foram 19 volumes no total.

Leia Também: O Cavaleiro da Lua já foi escrito por um xará! Conheça curiosidades do personagem

Gaston não aparecia em todas as edições, mas havia uma constante nas suas histórias: a participação de seu criador, Franquin. Por vezes atuando com colegas no roteiro, mas sempre ilustrando sozinho, o belga participou de todas as histórias do seu personagem até 1991, quando saiu sua última aventura... por enquanto.

A editora belga Dupuis anunciou há três semanas que lançará, em outubro, o álbum 'Le Retour de Lagaffe' (“O retorno de Lagaffe”, em tradução livre). A responsabilidade por quebrar três décadas de silêncio (que responsabilidade, hein?) será do casal canadense Maryse Dubuc (roteiro) e Marc Delaf (arte) - eles já atuam juntos em 'The Bellybuttons', inédita por aqui.

Gaston é praticamente desconhecido aqui no Brasil. Procurei em sebos virtuais e no ótimo site Guia dos Quadrinhos e não achei nenhuma edição com o jovem como protagonista – apenas três livros em que faz participações especiais – duas deles de antes de eu nascer...

Desconhecido no Brasil, mas não inédito em língua portuguesa, graças a nossos amigos do outro lado do Atlântico. Portugal já publicou todos os 22 livros estrelados por Gaston. Na sua primeira edição lusa, inclusive, traduziram o nome de Gaston para... Zacarias (!?!?!).

Enfim, curioso que Gaston vá retornar. Pode ser uma boa oportunidade para que editoras nacionais tragam seus álbuns originais aqui para o Brasil. De preferência, mantendo seu nome original – sem essa de Zacarias...


Leia Também: Cinco histórias inesquecíveis de George Pérez


ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças