Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

Com os protocolos contra a Covid-19 permitindo pouca ou nenhuma torcida em partidas dos mais diferentes esportes, as ligas, federações, confederações e clubes esportivos estão inovando para oferecer novos formatos de interação entre fãs e seus ídolos em todo o mundo

Na WWE, a luta livre americana, nasceu o ThunderDome no Amway Center, um cenário convencional no centro, com o ringue das lutas e uma plateia gratuita para fãs virtuais ao redor através de imensos telões. Para ter a chance de aparecer no WWE ThunderDome e assistir aos shows ao vivo, é só fazer um cadastro no site oficial e ter uma das melhores experiências que um fã de luta livre pode ter.

A visão do participante que assiste ao show no ThunderDome virtual é a mesma que qualquer um que assiste em casa, mas a parte especial é ter a imagem de sua câmera sendo transmitida em um dos telões que estão na área da plateia virtual.

O mais legal de tudo isso é que o ringue está nos Estados Unidos e a plateia pode estar em qualquer lugar do mundo!

Outra experiência de plateia virtual similar acontece na NBA, onde uma parceria com a Microsoft permitiu que a organização do torneio de basquete insira mais de 300 fãs ao vivo em telões com mais de cinco metros em toda arquibancada do ginásio.

Todos os torcedores aparecem lado a lado, como em uma arquibancada, e os jogadores podem ver suas reações como se eles estivessem no ginásio.

O áudio dos fãs virtuais também é reproduzido na arena, dando incentivo para os jogadores que estão na quadra. Com os potentes alto-falantes dos ginásios, é como se a torcida realmente estivesse lá!

No esporte amador, é o livestreaming que está mantendo viva sua torcida.

Times amadores de diferentes escolas, faculdades e ligas de acesso estão usando a experiência da transmissão ao vivo para manter seus fãs e familiares interessados nas partidas e acompanhando os resultados ao vivo, sem sair de casa.

Na NFH, uma liga escolar, é possível acompanhar todas as partidas em um site disponibilizado pela liga. Cada escola tem um par de câmeras automatizadas montadas no meio-campo.

São câmeras sensíveis ao movimento e com algoritmos de inteligência artificial para reconhecer os movimentos e seguir a bola.

Não é cheia de recursos gráficos como em uma transmissão televisiva, mas é totalmente aceitável para acompanhar o jogo e acompanhar o desempenho dos times.

Uma opção segura e sem riscos para o vovô ou a vovó acompanhar seus netinhos em quadra em tempos de isolamento social.

João Ramirez é estrategista digital e especialista em livestreaming. Fez a 1ª transmissão ao vivo da história da Internet brasileira, em 1996, e está no Guinness Book of Records. Dirigiu milhares de programas ao vivo nos últimos 20 anos. É um estudioso da automação do audiovisual para os esportes.