COI autoriza e capitã alemã do hóquei usará faixa com símbolo LGBTQIA+
Nike Lorenz vestirá as cores do arco-íris na Olimpíada; Confederação da Alemanha entrou com pedido junto ao COI para apoio à diversidade sexual
23/07/2021 09h25
O Comitê Olímpico Internacional (COI) autorizou a alemã Nike Lorenz, capitã da seleção feminina de hóquei, a usar uma faixa com as cores do arco-íris como manifestação de apoio à comunidade LGBTQIA+.
Lorenz usou as cores do movimento em outras ocasiões e em diferentes partes do uniforme. Agora, está autorizada em todas as partidas da Olimpíada de Tóquio. A atleta, de 24 anos, comemorou a autorização nas redes sociais. Na legenda da publicação, ela escreveu: "Loves always wins", que em português significa "O amor sempre vence".
A autorização prévia se deu após a Confederação Alemã Olímpica (DOSB) enviar um pedido ao COI. Eles chegaram a um acordo, segundo anúncio nas redes, para apoiar a diversidade sexual.
"Satisfeitos por encontrarmos juntos um jeito de permitir que o time faça sua manifestação político-social", disse Alfons Hörmann, presidente da DOSB.
Depois de jogadoras do futebol se ajoelharem em protesto contra a violência racial, em gesto prévio aos Jogos, que tem se espalhado por todo o mundo, a faixa colorida no hóquei será mais uma marca da Olimpíada.
Vale lembrar que na última Eurocopa, a federação alemã de futebol informou que a Uefa chegou a abrir uma investigação sobre o uso da braçadeira com as cores do arco-íris por parte do goleiro Manuel Neuer. No fim, o caso foi arquivado por se tratar de uma "boa causa".
A Alemanha estreia no hóquei de grama feminino da Olimpíada neste domingo (25), contra a Grã-Bretanha.
Leia também: Paulinho comemora gol com ofá de Oxóssi: Saiba o que significa o gesto; Diretor da cerimônia de abertura da Olimpíada de Tóquio é demitido na véspera do evento
REDES SOCIAIS