Olimpíadas

Buquês da Olimpíada de Tóquio representam a recuperação japonesa após desastre em Fukushima

Entrega de flores aos medalhistas retorna à tradição olímpica, já que em 2016, nos Jogos do Rio, os arranjos foram substituídos por uma escultura


29/07/2021 14h07

Tradicionalmente, desde a Grécia Antiga, os medalhistas dos Jogos Olímpicos recebem um buquê de flores. No entanto, em 2016, no Rio de Janeiro, houve a quebra da tradição, com a substituição dos arranjos por uma escultura. Este ano, com a Olimpíada de Tóquio, as flores voltaram a celebrar as vitórias do torneio. 

Os medalhistas têm recebido o buquê com a mascote Miraitowa. Uma curiosidade desta Olimpíada é que, mais do celebrar a conquista da medalha, as flores em Tóquio-2020 representam a recuperação japonesa após desastre em Fukushima, onde um terremoto, tsunami e acidente nuclear, em 2011, causaram cerca de 18 mil mortes no Japão.

As flores do buquê são plantadas nas cidades mais atingidas pelo desastre. O girassol vem de Miyagi, cidade mais conhecida pelo cultivo de rosas, e representa a memória de quem foi afetado pela tragédia. 

Em Iwate, no litoral que enfrentou ondas gigantes, nascem as gentians, uma pequena flor azul brilhante. 

A terceira flor do buquê é a eustonas, verde, colhida em Fukushima, cujos habitantes a desertaram por causa do acidente nuclear, provocado pelo tsunami.

A mascote também tem significado. De seu nome, “mirai” significa futuro, e “towa”, eternidade.

Leia também: Brasil não se classifica no revezamento 4x100m medley misto da Olimpíada de TóquioO que está por trás do 'Baile de Favela' apresentado por Rebeca Andrade na Olimpíada de Tóquio

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Liberdade de expressão não é liberdade de agressão”, afirma Alexandre Moraes

Dólar fecha no maior nível em seis meses; Ibovespa registra queda

+Milionária: Veja dezenas e trevos sorteados nesta quarta-feira (10)

Câmara mantém prisão de deputado Chiquinho Brazão

Combate à solidão: idosos vão receber "pets robôs" no Reino Unido