Praia na Letônia: conheça Jurmala, cidade onde é praticado o vôlei de praia no país
Duplas do vôlei de praia no masculino e feminino da Letônia brigam por medalha nos Jogos Olímpicos e venceram duplas brasileiras durante a campanha
04/08/2021 02h52
Tem praia na Letônia? Essa foi a pergunta que muitos brasileiros fizeram após o sucesso dos letões no vôlei de praia nos Jogos Olímpicos. A resposta é sim! O país é banhado pelo Mar Báltico, no nordeste da Europa, e tem uma pequena costa.
O berço do vôlei de praia na Letônia é Jurmala, pequena cidade da costa, As praias de lá recebem diversas competições e é usada para treinamentos da seleção. Durante o verão, entre os meses de junho e setembro, são montados diversas quadras para as pessoas jogarem vôlei.
Com muito treino e investimento, a dupla Martins Plavins e Edgar Tocs eliminou as duplas brasileiras Evandro/Bruno Schmidt, e Alison/Álvaro Filho. Já no feminino, a dupla formada por Anastasija Kravcenoka e Tina Graudina está na semifinal e também luta pelo ouro olímpico. Elas também venceram as brasileiras Rebecca Cavalcante e Ana Patricia Ramos na fase de grupos.
Como o país fica muito ao norte do continente europeu, os dias são longos durante o verão e quase não escurece. Dessa maneira, as pessoas passam horas nas praias para praticar o esporte. E como Jurmala fica apenas a 30 km de Riga, capital do país, o deslocamento para a praia é bem simples.
Leia também: Japão faz dobradinha no Skate Park; Sky Brown fica com o bronze
Por isso que durante o verão, o país recebe diversos torneios de elite do vôlei de praia europeu. Nos últimos anos, os letões foram pegando gosto pelo esporte e isso influenciou na qualidade de jogo.
Ponto de férias de líderes soviéticos
Entre os anos de 1944 e 1991, Letônia fez parte da União Soviética. Neste período, Jurmala era uma das cidades mais buscadas por políticos.
Entre os que mais curtiam as praias estavam o presidente Nikita Kruschev, que governou a URSS entre 1953 e 1964, e seu sucessor Leonid Brejnev, que comandou o país até 1982.
REDES SOCIAIS