No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe a economista Minouche Shafik, diretora da London School of Economics, uma das mais prestigiadas escolas de economia do mundo.
Aos 36 anos, ela foi a mais jovem vice-presidente do Banco Mundial. Graduada em economia pela Universidade de Massachusetts, com Mestrado na London School Of Economics e Doutorado em Oxford, Minouche Shafik também ocupou cargos de direção no Fundo Monetário Internacional, no Departamento de Desenvolvimento Internacional do Reino Unido e no Banco da Inglaterra. Em 2015, recebeu da rainha Elizabeth II uma condecoração que lhe garante o título de baronesa e o direito de ocupar uma cadeira na Câmara dos Lordes.
Recentemente, lançou o livro "Cuidar uns dos Outros: Um Novo Contrato Social", onde aponta uma série de sugestões para que os governos promovam o desenvolvimento econômico e reduzam as desigualdades. Entre elas, defende a criação de uma renda mínima para as pessoas situadas na linha de pobreza, mas também insiste na necessidade de se investir em educação como o caminho principal para vencer os desequilíbrios sociais e econômicos.
#RodaViva
REDES SOCIAIS