Ouça o álbum completo:
Em seu quarto álbum para a Warner Classics, a trompetista francesa Lucienne Renaudin Vary, de apenas 23 anos, já se consolida como uma das mais destacadas virtuoses no instrumento.
Ela ultrapassa com facilidade o teste de interpretar dois dos mais célebres concertos para o seu instrumento, assinados por dois compositores clássicos, Haydn e Hummel em “Trumpet Concertos”, o CD desta semana na Cultura FM. Vary não esquece de aguçar a curiosidade natural de nossos ouvidos com concertos menos conhecidos, como o de Johann Baptist Georg Neruda, compositor checo do século 18; e o concerto composto em 1950 pelo armênio Alexander Arutiunian.
Duas pequenas faixas, entretanto, atraem bastante a atenção pelo inusitado. Primeiro, sua ousadia de interpretar um arranjo do “concerto” de Harry James, o notável trompetista de jazz da era de ouro do swing, composto em 1942: são 2 minutos e meio feéricos. A versão de Lucienne tem o mesmo nível de virtuosismo no trecho inicial tipo “vôo do besouro” de Rimski-Korsakov. Mas a proposta é outra, bem longe da espontaneidade do grande músico de jazz. Em todo caso, a experiência é interessante.
A cada semana o crítico musical João Marcos Coelho apresenta aos ouvintes da Cultura FM as novidades e lançamentos nacionais e internacionais do universo da música erudita, jazz e música brasileira. CD da Semana vai ao ar de terça a sexta dentro da programação do Estação Cultura e Tarde Cultura.
REDES SOCIAIS