Contrastes

O Concerto, de Ernest Chausson

Uma “relíquia” do repertório de câmara


19/10/2025 14h00

Ouça o programa completo:


“Essa é uma das minhas obras preferidas da literatura camerística, do tempo em que o romantismo estava lutando orgulhosamente perante as várias outras correntes que logo iriam prevalecer na cena musical internacional ”, diz Baldini sobre o Concerto em Ré para piano, violino e quarteto de cordas, de Ernest Chausson.

Peça escrita entre 1889 e 1891, trata-se de uma “relíquia” do repertório de música de câmara por se tratar de uma composição incomum com piano, violino e quarteto de cordas – não se trata de um sexteto. Sua estreia foi em Bruxelas e logo a composição se tornou um sucesso. O Concerto foi dedicado a Eugène Ysaÿe, responsável pelo solo de violino da estreia.

Nesta audição de Contrastes, as interpretações estão a cargo de Janine Jansen (violino) e Sunwook Kim (piano) junto ao Quarteto Opus 13; Itzhak Perlman e Jorge Bolet, com o Quarteto Juilliard; Pierre Amoyal e Pascal Rogé, junto ao Quarteto Ysaÿe; uma versão com Jacques Thibaud e Alfred Cortot; e, ainda, Zino Francescatti e Robert Casadesus, com o Quarteto Guilet.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mundo gera 60 milhões de toneladas por ano de resíduos de equipamentos descartados, diz ONU

COP30, PL do Licenciamento Ambiental e mais: confira os destaques do Roda Viva com Carlos Nobre

Climatologista Carlos Nobre critica busca por exploração de petróleo na margem equatorial

“A gente não perdeu essa batalha”, afirma Carlos Nobre sobre a manutenção do planeta

No Roda Viva, Carlos Nobre alerta para o risco de aumento da temperatura global nos próximos anos