Encontro com o maestro

Villa-Lobos vai à Paris

Programa trata do célebre concerto de 1924


12/08/2024 23h59

Ouça o programa completo: 


Villa-Lobos conheceu Darius Milhaud no Rio de Janeiro em 1917. Villa levou o colega francês às rodas de choro e aos ensaios de carnaval. Milhaud o apresentou a Arthur Rubinstein, que passava pelo Rio. O pianista polonês abraçou a causa de Villa: passou a promover suas músicas e a intermediar financiamentos ao compositor. Também, junto à cantora Vera Janacopolus, o apresentou ao editor Max Eschig, da França.

Com apoio do mecenas Carlos Guinle e da Câmara dos Deputados, Villa-Lobos partiu para Paris em julho de 1923. Finalmente, a 30 de maio de 1924, Villa realiza na capital francesa um concerto totalmente dedicado a obras de sua autoria. Há cem anos, Villa-Lobos se apresentava pela primeira vez fora do Brasil.

“Esta passagem por Paris foi fundamental para a vida e obra de Villa-Lobos. Não fosse essa experiência, ele certamente não teria composto muitas de suas obras e tantas outras teriam surgido completamente diferentes. Isso porque lá ele recebeu influências marcantes. Além disso, ele também não teria tido a projeção internacional que se mantém até hoje”, esclarece o maestro.

Nesta audição, Galindo destaca três peças do concerto centenário: A Prolê do Bebê n. 1, os Epigramas Irônicos e Sentimentais, o Nonetto e o Quarteto Simbólico.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Avião que caiu em Vinhedo (SP) teve queda de quase 4 mil metros em um minuto

Lula pede um minuto de silêncio por vítimas da queda de avião em Vinhedo (SP)

Avião com 62 pessoas cai em Vinhedo, no interior de SP

Secretário-geral do PRTB pede impugnação da candidatura de Pablo Marçal para prefeito de SP

Petrobras registra prejuízo líquido de R$ 2,6 bilhões no segundo trimestre