Revelando a Avenida Paulista da Consolação ao Paraíso
Atílio Bari comenta a representação teatral da avenida mais famosa de São Paulo
19/02/2025 12h00
Ouça a coluna desta quarta-feira!
Na coluna desta quarta-feira (19), Atílio Bari destrincha as origens do cartão postal mais famoso da cidade de São Paulo: a Avenida Paulista. O antigo refúgio de barões do café, industriais e banqueiros, hoje faz parte do cotidiano paulistano, e também é o tema de “Avenida Paulista, da Consolação ao Paraíso”, espetáculo em cartaz no Teatro do Sesi.
Ao ser colocado diante do cenário do imponente prédio do Conjunto Nacional, o espectador é convidado a espiar a rotina dos personagens. Atílio define: “Como aquele personagem do filme Janela Indiscreta, do Hitchcock. Nos transformamos em voyeurs de homens e mulheres solitários, de influencers que vendem seu peixe pela internet, de brigas de casais, de festinhas familiares e desgostos amorosos”.
O colunista faz alusão à humanidade escondida nas rachaduras da selva de pedra, retratada na peça como um apanhado sensível de histórias, referências e tipos humanos: “É o teatro nos mostrando que esta cidade cinza, desigual e cruel com muitos dos seus habitantes, comporta também um olhar de sensibilidade. Também na Avenida Paulista alguma coisa acontece no meu coração”.
Atílio Bari é idealizador e apresentador (ao lado de Chris Maksud) do programa Persona, da TV Cultura, e também participa do "Estação Cultura", todas as quartas-feiras. A coluna aborda espetáculos de teatro, livros, outras formas de dramaturgia e assuntos da atualidade, que muitas vezes se aproximam da ficção.
O "Estação Cultura", com apresentação de Teca Lima, vai ao ar pela Rádio Cultura FM 103.3 e pelo aplicativo Cultura Play, de segunda a sexta-feira, às 10h.
*Estagiária sob supervisão da Redação.
REDES SOCIAIS