Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A torta de limão é uma das sobremesas mais clássicas e deliciosas que existem. A confeiteira Juliana Cyrino enviou uma receita fácil e prática deste doce tão amado.

Ingredientes para a massa:

2 gemas de ovo

3 colheres de sopa de açúcar

3 colheres de margarina

1 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de café de fermento (opcional)


Ingredientes para o recheio:

1 lata de leite condensado

Suco natural feito com 4 limões


Ingredientes para a cobertura:

2 claras de ovos

6 colheres de sopa de açúcar

Sal

(Essa massa e recheio rende uma forma de cerca de 20 cm²)

Veja Mais: Webstory: Veja como fazer uma deliciosa torta de limão

Modo de preparo

Primeiro faça o recheio. Coloque o leite condensado e acrescente o suco de limão aos poucos. Prove para ver se não ficou muito azedo. É interessante que a mistura não fique muito mole.

Depois de pronto, leve à geladeira e deixe descansar até ficar mais firme enquanto prepara e assa a massa.

Para fazer a massa, coloque todos os ingredientes — com exceção da farinha — em um recipiente. Depois, vá adicionando a farinha e misturando aos poucos. Misture os ingredientes até que a massa se solte das mãos. Se ficar muito mole ou não atingir a consistência desejada, adicione um pouco mais de farinha.

Depois de atingir o ponto da massa, abra a mesma em uma forma e faça furos com um garfo para que asse por inteira. Leve a forma ao forno e pré-aquecido e deixe assar na temperatura de 180°. Quando as laterais começarem a dourar, já está pronto.

Uma boa dica que facilita no processo de abertura da massa é colocá-la entre dois plásticos e abrir com o rolo. Desse modo, a massa não gruda no rolo, fica mais uniforme e é mais fácil para colocar na assadeira — já que basta retirar o plástico de cima e, com auxílio do plástico de baixo, é só transportar até a forma sem que ela quebre.

Com recheio e massa finalizada, é hora de partir para a cobertura de merengue. Para ficar bem firme, coloque uma pitadinha de sal na clara. Com uma batedeira, bata as claras em neve. Assim que atingir o ponto, adicione o açúcar com a máquina ainda batendo.

Na montagem, o recheio vai por cima da massa e a cobertura por cima do recheio. Uma boa dica é voltar com a torta ao forno e deixar até dourar um pouquinho na superfície.

Leia também: Torta de morango