Inscrições para o Prouni 2025 começam nesta sexta-feira (24); veja como participar
Edital veda a inscrição de candidatos que declararam participação no Enem 2024 na condição de treineiros
23/01/2025 16h57
As inscrições para o processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2025 começam nesta sexta-feira (24) e estarão abertas até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 28 de janeiro.
O procedimento é gratuito e deve ser realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O resultado da primeira chamada será divulgado em 4 de fevereiro, enquanto a segunda chamada está prevista para o dia 28 de fevereiro.
Leia também: Fuvest 2025: lista de aprovados na primeira chamada é divulgada; veja como acessar o resultado
Quem pode se inscrever?
Para participar do processo seletivo do Prouni, é necessário que o candidato atenda aos seguintes critérios:
• Ter concluído o ensino médio;
• Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 e/ou 2023;
• Ter obtido, no mínimo, 450 pontos na média das cinco provas do Enem;
• Não ter zerado a redação do Enem.
Além disso, o candidato deve atender a pelo menos uma das seguintes condições:
• Ter cursado o ensino médio integralmente em escola pública ou em escola privada, na condição de bolsista integral, bolsista parcial ou sem bolsa;
• Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola pública e parcialmente em escola privada, na condição de bolsista integral ou parcial na instituição privada;
• Ser pessoa com deficiência (PCD), conforme definido pela legislação brasileira;
• Ser professor da rede pública de ensino, exclusivamente para cursos de licenciatura ou pedagogia, voltados à formação do magistério da educação básica.
Leia também: Material escolar está 7% mais caro no Brasil em 2025; veja dicas para economizar nas compras
Bolsas integrais
Para concorrer às bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa.
A classificação será realizada com base na nota do Enem, levando em consideração a modalidade de concorrência escolhida pelo candidato. Professores da rede pública terão prioridade para cursos de licenciatura e pedagogia. A seleção também prioriza estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou foram bolsistas integrais em escolas privadas.
Os candidatos que não forem selecionados nas chamadas principais poderão manifestar interesse na lista de espera nos dias 26 e 27 de março.
REDES SOCIAIS