Eleições

Lula e Bolsonaro são questionados sobre fake news e trocam acusações durante debate

"Lula, se você não mentisse, não seria você", dispara Bolsonaro; para o ex-presidente, o candidato à reeleição "brinca de se contar mentiras"


17/10/2022 09h02

O primeiro debate direto entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Messias Bolsonaro (PL), que disputam o segundo turno da eleição ao Palácio do Planalto em 2022, aconteceu na noite do último domingo (16).

TV Cultura, Band, UOL e Folha de S.Paulo formaram, novamente, um pool para a realização do evento. O embate entre o ex-presidente da República e o atual chefe do Executivo começou às 20h e aconteceu no estúdio da Rede Bandeirantes, em São Paulo.

No momento em que jornalistas questionavam os dois candidatos, Patrícia Campos Melo abordou o combate às fake news, e perguntou sobre possíveis penas às autoridades que divulgarem informações falsas

Leia mais: Alexandre de Moraes manda PT remover vídeo que liga Bolsonaro a pedofilia

Haddad participa do Roda Viva especial nesta segunda-feira (17); conheça a bancada

"Meu adversário teve 36 processos que tiraram mentiras da campanha dele. 36 fake news que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tirou dele. É uma demonstração de que faz parte do cotidiano dele. A imprensa publica fartamente que pelo menos seis ou sete mentiras são contadas por dia. Brinca de se contar mentiras", respondeu Lula em ataque a Bolsonaro.

"Lula, se você não mentisse, não seria você. Você me chama o tempo todo de genocida, miliciano, canibal... o seu programa - influenciado por Gleisi Hoffmann (presidente nacional do Partido dos Trabalhadores) - me acusou de pedofilia, tentando me atingir naquilo que tenho como mais sagrado: defesa a família brasileira, defesa das crianças", disparou o candidato à reeleição.

Durante o debate, os presidenciáveis também falaram sobre a transposição do rio São Francisco, o Orçamento Secreto, o desmatamento, o Poder Judiciário, dentre outros. Também houve diversas acusações de ambas as partes.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças