Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TV Cultura
Reprodução/TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (16) recebe a cientista política e professora emérita da USP Maria Hermínia Tavares.

Na edição, a convidada faz uma análise do cenário eleitoral no Brasil. Flávia Tavares, editora-chefe do Meio, traz para o centro do programa a questão da representação feminina na política. 

"Olha, eu acho que o sistema partidário é hostil às mulheres. Então as mulheres estão avançando nas empresas, na intelectualidade, no jornalismo, em muitos outros lugares, e nos partidos políticos é difícil, porque ali tem uma barreira, de fato", enfatiza a entrevistada. 


Ainda que a especialista reconheça que o cenário melhorou na última década, ela avalia que agora a situação se estagnou.

"Nos lugares em que as mulheres tiveram êxito eleitoral rápido, em geral foram nos sistemas proporcionais de lista fechada, onde os partidos progressistas põem as mulheres no começo da lista", explica. 

De acordo com Tavares, a barreira é institucional e está dentro dos partidos.

"Aqui os partidos cumprem a lei mais ou menos, quando cumprem, mas não fazem nenhum esforço. [...] Não é um ambiente favorável às mulheres. As decisões dos partidos influenciam. Tem vários estudos que mostram. O tempo que você exibe a vereadora ou a deputada na televisão faz diferença, a forma como você distribui os recursos faz diferença", conclui. 

Leia também: Cientista política avalia discurso anticomunista de candidatos à Prefeitura de SP: “delírio sobre a realidade”

Participam da bancada de entrevistadores José Roberto de Toledo, jornalista do UOL e coapresentador do Podcast A Hora, Cris Bartis, cofundadora da plataforma Mamilos de Diálogo, Marcos Augusto Gonçalves, editor da Ilustríssima e colunista da Folha de S. Paulo, Flávia Tavares, editora-chefe do Meio, e Marina Amaral, diretora da Agência Pública.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Relembre o debate

A TV Cultura realizou, no último domingo (15), um debate ao vivo, a partir das 22h, do Teatro B32, com os candidatos Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Marina Helena (Novo), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB).

Leia também: Debate TV Cultura: O que é fato ou falso no encontro com os candidatos à prefeitura de São Paulo