Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ Instagram @viniciusterrabr
Reprodução/ Instagram @viniciusterrabr

A música "Meu Bairro, Minha Língua”, criada pelo rapper carioca Vinicius Terra, fará parte de novo acervo na reabertura do Museu da Língua Portuguesa, que reabrirá as portas no próximo sábado (31), após 6 anos fechado devido ao incêndio que ocorreu no espaço em 2015.

O compositor explica que a canção é focada nos bairros com língua portuguesa e nas mudanças no idioma em cada local. “É do bairro que surgem os artistas locais – que possuem orgulho e valorizam suas origens e ao mesmo tempo apontam sua música para o mundo, tendo a nova lusofonia como poderosa ferramenta de integração entre os povos com o recurso do idioma. Da mistura de nações e raças é que a música deixa de ser brasileira ou portuguesa, por exemplo”, afirma Vinicius. 

Leia Mais: Nova picape de sertaneja Simone "polui 4 vezes mais do que carro popular", diz especialista

A interpretação da música terá vozes consagradas do universo da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Elza Soares, Linn da Quebrada, Sara Correia, Dino D'Santiago participam junto com o Vinicius Terra.

Terra aponta a importância de ter representatividade na canção. “O empoderamento da sociedade civil se dá por meio de iniciativas como o Vidas negras importam e o movimento LGBTQIA+. Todos ligados por uma narrativa de pensar a memória afetiva por intermédio da língua e de seus bairros de origem”, destaca Vinicius.

A música “Meu Bairro, Minha Língua” estará disponível nas plataformas digitais no dia 30 de julho, antes da reabertura do Museu da Língua Portuguesa.

Leia Também: Bob Odenkirk sofreu 'emergência cardíaca', está acordado e tem condição estável, diz site