“As brabas são elas”: Museu das Favelas anuncia programação especial durante o mês de março
Evento protagonizado por mulheres contará com lançamento de livros, filmes e palestras
10/03/2023 17h06
O Museu das Favelas terá programação gratuita protagonizada por mulheres no mês de março. O evento, intitulado "As Brabas São Elas", propõe o empoderamento feminino e será realizado entre os dias 11 e 31 deste mês.
No próximo sábado (11), a partir das 14h, haverá o lançamento dos livros “Úrsula” (Maria Firmino dos Reis, Estação Povoar), “Onde estaes Felicidade?” (Carolina Maria de Jesus, Me Parió Revoluções) e “Punhais e Bolinhos de chuva” (Evania Vieira, Selin Trovoar).
Haverá ainda um debate sobre os problemas, contextos e conquistas do fazer literário de obras escritas por mulheres negras das comunidades. Com o título “Povoando Papéis - Desde quando Periferias fazem livros? Como as pessoas periféricas publicam? Qual o público, preço e prazo de validade desses livros?”, a roda de conversas terá mediação de Bruno Almeida.
No final de semana seguinte (18/03), o “Favela Projeta” exibirá "O Papel e o Mar", seguido de performance artística e palestra com Dirce Thomaz, atriz e protagonista do filme sobre a Carolina Maria de Jesus. Vale destacar que Carolina, autora do best-seller “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada” e símbolo de resistência num Brasil desigual, completaria 109 anos no dia 14/03.
Foto: Reprodução/Instagram @rachelomaia
Rachel Maia: uma das mulheres mais poderosas do Brasil
No dia 25, às 11h, no Auditório Estouro, terá início o projeto “Mulheres - Raça, Classe e Negócios”, um ciclo de palestras que convida mulheres potentes para falas inspiradoras. Para a estreia, Rachel Maia é a primeira convidada.
Eleita pela revista “Forbes” como uma das 40 mulheres mais poderosas do Brasil, a executiva, criada na Cidade Dutra, falará sobre as batalhas vividas por uma mulher que se propõe a ocupar um espaço majoritariamente masculino: CEO de uma multinacional.
Ao longo do mês, o Museu ainda realizará atividades como visitas temáticas (“Favela: substantivo feminino”), exposições (“Favela-Raiz” e “Identidade Preta”) e a ocupação Manifesto “Favela-Raiz”.
Localizado no Palácio dos Campos Elíseos, o Museu das Favelas funciona gratuitamente de terça a domingo, das 9 às 17h.
Leia mais: Wicked estreia em São Paulo com recorde de venda de ingressos
Março: mês das mulheres no Museu das Favelas
- Lançamentos de livros + Povoando Papéis
Data: 11/03
Horário: 14 às 16h
Local: Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)
Classificação livre
- Favela Projeta
Data: 18/03
Horário: 14 às 16h30
Local: Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)
Classificação livre
- Mulheres - Raça, Classe e Negócios
Data: 25/03
Horário: 14 às 15h30
Local: Auditório Estouro (lotação: 50 pessoas)
Classificação livre
As inscrições deverão ser realizadas no site, antecipadamente.
Leia mais: Anitta desabafa sobre publicação de gravadora no Dia da Mulher: “Me respeita”
REDES SOCIAIS