Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem: Reprodução | Instagram @educadordecaesoficial
Montagem: Reprodução | Instagram @educadordecaesoficial

CR7”, “Ursinha”, “Bentinho”, “Zion” e Cia encheram a internet de fofura na última semana.

Em um vídeo, que viralizou nas redes sociais, o adestrador André Bressan mostra toda a obediência dos cãezinhos da turma de quarta-feira de sua pet creche. Sentadinhos em seus lugares, os “passageiros” aguardam para o desembarque do “Ônibus Escãolar”.

@educadordecaes

Turminha de quarta chegando ❤️🐶🚌

♬ som original - Educador de Cães Oficial

O fofo e inusitado serviço de transporte e treinamento dos animaizinhos já havia chamado atenção anteriormente. Após publicar sua rotina levando os pets para a creche, André já protagonizou matérias na TV local e na internet outras vezes. No entanto, o trabalho dele explodiu nas redes recentemente.

O profissional fala que, há pouco mais de dez dias, o perfil oficial de seus serviços no Instagram tinha cerca de 17 mil seguidores. Atualmente, ele conta com mais de 50 mil seguidores nesta rede social e cerca de 73 mil no TikTok.

“A repercussão tem sido algo inimaginável. Nunca tive nenhuma pretensão de ter mídias sociais com números altos, até porque o foco do trabalho não é esse, mas é lógico que não estou achando ruim (...) até a prefeita me mandou mensagem”, revela o adestrador, com certa perplexidade.

Leia também: Taylor Swift revive faixas de “1989” e apresenta cinco canções inéditas em regravação; ouça


O surgimento do “Ônibus Escãolar”

Morador de Içara, cidade no interior de Santa Catarina com pouco menos de 60 mil habitantes, a cerca de 170 km de Florianópolis, o treinador de cães e a esposa trabalham cuidando dos pets desde 2010.

Químico de formação, André não estava contente com a pressão e o cansaço do trabalho e viu no adestramento uma oportunidade de melhorar a qualidade de vida.

“Veio na minha cabeça: ‘tem que ser cachorro!’ A coisa que eu mais amo na vida é cachorro. Se tem alguma coisa que vai dar certo é cachorro. Um dia isso me deu um start e eu larguei tudo e caí de cabeça nisso”, relata.

@educadordecaes #VozDosCriadores ♬ Horror, suspense, weirdness, ghost, UFO - Zassh

Tudo começou na própria casa onde moram: "Teve um dia que eu olhei pra minha esposa e vi que a gente estava cuidando de dez cães dentro de casa, sem ter nenhuma estrutura. Aí eu pensei, ‘opa! Acho que tem aí um nicho de mercado pra gente fazer um hotelzinho'", conta.

Com o aumento da demanda, o serviço de hotel se tornou uma creche, com os tutores indo buscar os animais antes do fim do dia. A procura aumentou ainda mais, e os dois começaram a receber pedidos para que eles buscassem os bichinhos, e foi aí que o serviço de transporte surgiu. “A necessidade do cliente foi surgindo e eu sempre fui suprindo”.

André começou realizando o serviço com uma van, mas, depois de um tempo, trocou por uma maior. O trabalho foi dando certo, e ele precisou comprar mais uma. Há cerca de dois meses, ele adquiriu um ônibus e concretizou um sonho de longa data. “Sempre tive a ideia de trabalhar com um ônibus com animais, como crianças”, diz.

Antes mesmo da aquisição do veículo, o casal se antecipou e tirou a carteira de motorista categoria “D”, que permite a condução de meios de transporte como os coletivos. Hoje, a Pet Creche Educador de Cães conta com dois ônibus. Um é dirigido por André e o outro pela esposa.

Reprodção | Instagram @educadordecaesoficial

Segundo ele, quando comprou o primeiro coletivo, a maioria dos clientes adoraram a ideia, mas alguns ficaram decepcionados, porque, devido ao alto número de animais, nem todos os bichinhos podiam viajar pelo novo meio de transporte.

O treinador então resolveu abrir um financiamento coletivo para adquirir mais um "dog bus". Estabelecendo R$ 100 mil como meta, viu o objetivo ser ultrapassado em cerca de seis horas.

Além dele e a esposa, o empreendimento conta com mais cinco monitores e um veterinário. Segundo o administrador, juntando os serviços de “hotel” e “creche”, o local cuida por mês de cerca de 1.500 cachorros.

André garante que os passageiros são educados e não brigam. “A maioria deles já está comigo há bastante tempo. Pra frequentar a creche eles passam por uma avaliação de sociabilidade. Não pode ser qualquer animal. Tem algumas regras, por exemplo, nós só matriculamos cães castrados. Tanto macho, quanto fêmea, para diminuir a incidência de briga”, explica.

Leia também: Fotógrafa que fez ensaio da filha de Neymar morre aos 28 anos após sofrer mal súbito


Pet terapia

Além desses serviços, ele também trabalha com “pet terapia”, que consiste em contar com a ajuda dos bichinhos para descontrair e aliviar o dia de pessoas em situações de saúde debilitada, como crianças hospitalizadas e idosos em asilos.

A iniciativa acontece desde 2020, em parceria com a Unimed da região, e é uma “realização profissional” para Bressan. Para isso, os cachorros passam por treinamentos de até um ano para realizarem o serviço de maneira segura.


Leia também: 
Conheça Cauã Adriano, influenciador que conquista a internet ao desenhar artistas como Will Smith e Ludmilla