Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

TV Cultura/Nadja Kouchi
TV Cultura/Nadja Kouchi

A TV Cultura estreia um novo programa musical, Balaio, apresentado por Renato Teixeira e Chico Teixeira, no dia 10 de dezembro. O primeiro convidado será o cantor e compositor Almir Sater.

A atração irá ao ar aos domingos, a partir das 9h, com uma hora de duração.

Pai e filho são os anfitriões desse verdadeiro "Balaio" de sonoridades, ritmos e parcerias, repleto de encontros especiais e inusitados. Cada papo, cada conversa, cada entrevista, tem a finalidade de levar os apresentadores, convidados e o público de casa a uma inesperada viagem musical pela diversidade dos ritmos e estilos.

O programa mostrará como as histórias dos apresentadores e seus convidados se esbarram e se unem através de suas raízes musicais, com a apresentação de encontros inesquecíveis. “Estou absolutamente ansioso pela estreia do Balaio. O povo brasileiro está precisando muito de música boa“, diz Renato.

“Muitos perguntam se Renato e Chico vieram para substituir o Boldrin. Não. Pessoas como Boldrin, Inezita, Fernando Faro ou Abujamra são insubstituíveis não só na história da TV Cultura como no coração dos brasileiros. Balaio, com Renato Teixeira e seu filho Chico Teixeira, é uma outra proposta. Respeitosa ao Sr. Brasil, mas diferente. Tomara eles tenham o mesmo sucesso e carinho do público que outros nomes tiveram em nossa emissora”, afirma Enéas Pereira, vice-presidente da Fundação Padre Anchieta.

Leia mais: Pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos morre aos 63 anos no Piauí

Florence Pugh é atingida no rosto por pulseira arremessada no palco durante a CCXP23

O Balaio terá dois momentos que se completam: um bate-papo onde serão descobertas as histórias por trás das canções, de como os ritmos se formaram e vários outros bastidores escondidos atrás das melodias; e musicais, cheios de parcerias surpreendentes e interpretações inéditas dos grandes sucessos da MPB, sempre acompanhados da banda do Balaio.

Essencialmente musical, a nova atração traz a cada programa uma novidade, desde um lançamento a uma revelação musical inesperada. Tudo isso acontece misturado e ao mesmo tempo. "Balaio é semente plantada há um bom tempo, germinou. Espero que se torne grande, se forme e gere lindos frutos, que seja um legado cultural para o nosso país e um conforto para o público que estava sentindo falta de uma boa música e uma boa conversa aos domingos de manhã", comenta Chico.

Sazonalmente ou em datas específicas, a nova produção da TV Cultura terá edições especiais, homenageando uma personalidade do cenário musical brasileiro, porém, sem perder a essência do Balaio. Encontros imprevisíveis, histórias inéditas e releituras de musicais impactantes, com artistas brasileiros e de outras nações lusófonas em encontros e parcerias inéditas.

O Balaio contará sempre com a presença do público, que vai conferir de perto todos esses grandes encontros e grandes musicais. É como a casa de Renato e Chico Teixeira, onde eles recebem amigos, parceiros e convidados, para exaltar e celebrar a música, cuja beleza será falada e cantada.

Edição de estreia

No primeiro programa, Renato Teixeira e Chico Teixeira recebem o cantor e compositor Almir Sater. Na edição, os músicos resgatam muitas lembranças, memórias e histórias que transformaram dois músicos, primeiro em amigos, depois em parceiros e, finalmente, em família. E na sequência, os artistas tocam os grandes sucessos que são a trilha sonora dessa “amizade sincera”, como "Tocando em Frente", "Chalana, Romaria", "Assim os Dias Passarão", "Boiada", entre outras.