Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem / TV Cultura - Silvio Júnior
Montagem / TV Cultura - Silvio Júnior

Sim, é isso mesmo que você leu! Alguns dos programas mais famosos da TV Cultura e que marcaram gerações por todo o Brasil deverão ganhar novas versões em breve. “Cocoricó”, “Castelo Rá-Tim-Bum” e “Mundo da Lua” são algumas das produções que serão resgatadas em celebração aos 55 anos da emissora.

Em entrevista exclusiva ao portal da TV Cultura, o vice-presidente executivo e diretor de programação da TV Cultura de São Paulo Eneas Pereira antecipa como os programas chegarão à grade.

“Uma coisa importante para gente entender é que tudo isso faz parte de um projeto maior, já que em 2024 a TV Cultura completa 55 anos de existência”, afirma o diretor.

Inaugurada em 1969 após meses de transmissões experimentais, a emissora brasileira criou inúmeras propriedades intelectuais e programas audiovisuais variados com propostas educativas. Entre esses projetos estão o “Roda Viva”, “Repórter Eco”, “Cartão Verde”, “Teleteatro”, “Cocoricó”,  “Bambalalão” e até mesmo o primeiro “Vila Sésamo”, feito em parceria com a Globo.

“O nosso grande desafio é termos algumas dessas propriedades valiosas e de um valor imensurável revisitadas de uma forma contemporânea”, explica.

Como deverá ser esse retorno?

De acordo com Eneas, um dos objetivos da Fundação Padre Anchieta, proprietária e gestora da TV Cultura, é olhar para frente e dialogar com o contemporâneo sem se esquecer de sua própria história.

“Não interessa para nós da TV Cultura ficar olhando para trás, não é um retrovisor. [...] O nosso slogan para 2024 é ‘o melhor é agora’”.

Além dos três programas infantis, outra produção musical da emissora está sendo analisada para voltar à programação. 

O ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ está na lista da emissora, que avalia ainda a repaginação de ‘Mundo da Lua’. A volta do ‘Cocoricó’ também já é certa.

"Além disso, a gente quer muito resgatar o programa ‘Bem Brasil’, que exibia shows musicais aos domingos de manhã no Sesc e que acabou sendo integrado à agenda cultural da cidade de São Paulo”, adianta.

O retorno do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’

Entre as produções divulgadas, as que envolvem o Castelo são as que possuem mais informações disponíveis. Haverá um longa-metragem, que deverá ser dirigido por Cao Hamburger, o mesmo diretor e cocriador da série original, e uma série, de 26 episódios.

Questionado se o filme terá os mesmos personagens dos anos 1990, o vice-presidente responde:

“Aí não sei, a gente deu total liberdade para o Cao. Eu ainda não tenho claro se serão os mesmos atores ou se serão outros. Mas com certeza vão ter os mesmos personagens com outros novos”, explica.

Embora tenha enfatizado que a conversa seja “absolutamente informal” e que o roteiro do filme ainda não começou a ser desenvolvido, Eneas conta que o projeto do longa deve começar já em 2024. A previsão é que a estreia aconteça nas férias de 2025 nos cinemas.

Já em relação à série, as informações são ainda mais prematuras.

Aí existe uma possibilidade, nós fomos procurados por uma grande produtora brasileira para que a gente faça uma nova série de 26 episódios do ‘Castelo-Rá-Tim-Bum’ também com um olhar contemporâneo”, afirma.

A série live-action deverá ser uma coprodução. Ainda não há a informação se o elenco e o diretor do programa original estarão envolvidos no projeto.

“O Cao está focado no filme. Ele nem sabe da série. [...] Não sei se vai ser o Cao que vai fazer a direção, nesse momento a nossa prioridade é o filme”, complementa.

A previsão do início das gravações e do lançamento da série ainda permanece incerta.

“A série não é uma coisa necessariamente futura, ela pode até acontecer de forma simultânea ao filme, mas ainda depende de novas conversas”, finaliza Eneas.

Leia também: Com 28 crianças no elenco e ressaltando a importância da educação, “Matilda” estreia em São Paulo

A série infanto-juvenil ‘Castelo Rá-Tim-Bum’ foi exibida originalmente na TV entre 1994 e 1997 e se tornou uma das produções mais famosas da televisão brasileira.

Em fevereiro de 2023, aconteceu o especial “Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro”. Em outubro do mesmo ano foi lançado o spin-off “Morgana e Celeste”, programa que permanece em exibição de segunda a sábado, às 11h40 e às 16h30.

O portal da TV Cultura também acompanhou as gravações e os bastidores do spin-off. Para conferir a reportagem, basta clicar no link abaixo. 

Conheça os bastidores de 'Morgana e Celeste', série derivada do 'Castelo Rá-Tim-Bum'

Assista abaixo ao “Castelo Rá-Tim-Bum: O Reencontro”:

Leia também: Medo dos mortos ou dos vivos? Passeio mal-assombrado em SP mescla mistérios com a história do Brasil