Laura Castro comenta “Escola da Quebrada” no Emmy, filme que retrata periferia com descontração
Comédia foi inspirada em “Todo Mundo Odeia o Chris” e concorre na categoria "Melhor Live-Action para Crianças"
27/09/2024 20h00
O filme “Escola de Quebrada” é uma das produções indicadas na 52ª edição do Emmy Internacional. A lista das nomeações foi divulgada no dia 19 de setembro pela Academia Internacional de Artes e Ciências Televisivas.
Inspirada na série "Todo Mundo Odeia o Chris", o longa traz uma perspectiva bem-humorada e descontraída sobre a realidade da educação pública na periferia paulistana.
Laura Castro, cantora e dubladora, é uma das atrizes que fazem parte do projeto. Responsável por dar vida à personagem Camila, ela explica ao portal da TV Cultura de que forma brasileiros podem se interessar pelo filme.
"Eu vejo muitas crianças e pré-adolescentes se identificando porque retrata essa realidade da escola, em que a gente está tentando se encaixar, aí tem os populares, tem aquela menina que você gosta que nunca te deu bola, quem nunca passou por isso, sabe?"
Segundo a artista de 21 anos, todo mundo pode se identificar em certo ponto, seja aqueles que ainda estão na escola ou os próprios adultos, como pais e mães, que lembram da infância e da adolescência.
A obra, indicada na categoria "Melhor LiveAction para Crianças", estreou em março de 2023 na Paramount+. A parceria com a KondZilla, conhecida por levar o funk Brasil afora, representa ainda o primeiro longa-metragem produzido pela empresa.
Criada por Kaique Alves, que assina a direção ao lado de Thiago Eva, a história acompanha o jovem Luan (Mauricio Sasi), estudante de escola pública da zona leste de São Paulo que, cansado de sempre ser excluído e invisível aos olhos de Camila, deseja ser respeitado e popular.
Diante de confusões instauradas, o protagonista conta com a ajuda de seus dois amigos, Rayane (Bea Oliveira) e David (Lucas Righi), para salvar sua reputação e conquistar a atenção da sua colega de classe.
Divulgação/Laura Castro
Além da representatividade, outro diferencial do longa foi trazer um olhar que não recorre à violência e à criminalidade, retratadas na maioria dos trabalhos audiovisuais sobre a periferia.
A nomeação foi motivo de celebração de toda a equipe, formada, inclusive, por muita gente "da quebrada".
Laura, que participou do "The Voice Kids" e que dublou Ariel no live-action da "Pequena Sereia", relembra o momento que descobriu a indicação.
"Uma amiga minha olhou a lista de indicados e me enviou. E foi assim que eu descobri. [...] Traz um orgulho e uma ponta de esperança ver esses projetos que trazem visibilidade, essa galera recebendo o valor que eles merecem."
Nas redes sociais, Mauricio Sasi também comemorou a indicação: "digerindo ainda esse acontecimento, é muita coisa, muito trabalho, muita vida, muito sonho ancestral! Obrigado de coração a todos envolvidos nesse trabalho, nessa trajetória".
Entre as curiosidades do filme, é que muitas situações e elementos presentes na história foram baseados na vida pessoal de Kaique, que cresceu na periferia.
"Aos 14 anos assistindo Tela Quente com meu pai eu falei 'pai um dia você vai assistir um filme meu na TV', desde então esse foi o meu objetivo. [...] A parte mais gratificante foi o processo [...] Agora que chegamos até aqui e abrimos a porteira, novos objetivos vem por aí, só de pensar que isso é só o começo arrepia", escreveu o diretor durante o lançamento em 2023.
Divulgação
O Emmy Internacional é dedicado ao reconhecimento das melhores produções feitas fora dos Estados Unidos.
Na edição de 2024, o Brasil está representado em cinco categorias: Melhor Ator, com Júlio Andrade indicado pela minissérie "Betinho: No Fio da Navalha" (Globoplay); Melhor Documentário - "Transo" (Globoplay); Melhor Minissérie - "Anderson Spider Silva" (Prime Video); Melhor Animação para Crianças - "Acorda, Carlo!" (Netflix) e Melhor Live-Action para Crianças - "Escola De Quebrada" (Paramount+).
Os vencedores serão anunciados em 25 de novembro de 2024, em cerimônia de premiação realizada em Nova York (EUA).
Assista ao trailer de “Escola da Quebrada”:
REDES SOCIAIS