Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o jovem escritor francês Édouard Louis.

O convidado lançou recentemente o livro 'Monique se Liberta', pela editora Todavia no Brasil, além de ter sido uma das personalidades de destaque na Festa Literária de Paraty (Flip) de 2024.

No último bloco do programa, Pedro Pacífico enfatiza que passagens do novo livro do entrevistado mencionam que "a liberdade tem um preço". O advogado e produtor de conteúdo literário então questiona se Édouard ainda precisa pagar algum preço para manter a sua liberdade. 

"É um preço que é material, na verdade. O preço do dinheiro. [...] Sinto medo sempre, medo de não ganhar dinheiro, de mal ter o que comer, como acontecia na minha infância", responde o autor. 

Édouard também explica que na burguesia há uma tendência de abordar a liberdade como algo que se restringe a uma questão psicológica. Na visão do entrevistado, o fator financeiro é essencial para que o indivíduo consiga ter o direito de fazer escolhas autonomamente, de acordo com a própria vontade. 

Além disso, afirma que uma de suas pretensões foi a de falar do dinheiro na obra 'Monique se Liberta' mesmo que ainda seja um assunto considerado "vulgar na literatura". Uma das suas inspirações foi o livro 'Um Teto Todo Seu', de Virginia Woolf. Segundo ele, a escritora britânica transformou a questão da liberdade numa questão material.

"Imagine alguém que fizesse o discurso do Prêmio Nobel de Literatura dizendo: a chave da literatura é aumentar as verbas assistenciais, aumentar os salários, porque só assim as mulheres poderão escrever. 'Monique se Liberta' tenta trazer esse tema para o centro", finaliza.

Leia também: Relembre quem foi João do Rio; homenageado da Flip 2024 foi o autor mais vendido da edição

Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, a jornalista e tradutora Marina Della Valle, o advogado e produtor de conteúdo literário Pedro Pacífico, a jornalista e pesquisadora Paula Jacob, e Roberta Martinelli, apresentadora da TV Cultura e da Rádio Eldorado.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: Veja livros e autores mais vendidos da Flip 2024