Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (21) recebe o jovem escritor francês Édouard Louis.

O convidado lançou recentemente o livro "Monique se Liberta", pela editora Todavia no Brasil. .

No último bloco, Vera Magalhães traz para o centro do programa o posicionamento político do autor, recentemente convidado para a edição 2024 da Festa Literária de Paraty (Flip). De acordo com a jornalista, houve um risco muito grande da extrema direita vencer nas últimas eleições na França, sendo necessário que Emmanuel Macron se aliasse com outras forças para evitar que isso acontecesse. 

"A vida toda eu votei em pessoas que eu detesto simplesmente para bloquear a extrema direita e continuarei a fazer isso sempre", afirma Édouard. 

Em seguida, ele chama a atenção para a importância do voto consciente. Segundo o autor, é preciso votar também pelos outros. 

"Quando vou votar me pergunto: como viveria um imigrante na França com Marine Le Pen? Seria muito pior que com Macron, de quem não gosto. Portanto, você não pode votar por sua pequena pessoa. Devemos votar pelo mundo ao nosso redor. O voto não é um ato individual", destaca. 

Por fim, o entrevistado diz que para entender a ascensão da extrema direita, tanto na França, quanto no Brasil, EUA ou Inglaterra, não basta olhar apenas para a história da própria extrema direita. Conforme o pensamento do escritor, é indispensável olhar a "história dos outros", da esquerda, da literatura, dos artistas, do cinema, que pararam de falar da população que não se sente representada. 

"A vitória política também está condicionada a essa guerra de narrativas", finaliza.

Leia também: Relembre quem foi João do Rio; homenageado da Flip 2024 foi o autor mais vendido da edição

Participam da bancada de entrevistadores Gabriela Mayer, apresentadora do podcast Café da Manhã, da Folha de S.Paulo, a jornalista e tradutora Marina Della Valle, o advogado e produtor de conteúdo literário Pedro Pacífico, a jornalista e pesquisadora Paula Jacob, e Roberta Martinelli, apresentadora da TV Cultura e da Rádio Eldorado.

Assista ao programa na íntegra:

Com apresentação de Vera Magalhães, o programa vai ao ar a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.

Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi, que ilustra a entrevista em tempo real.

Leia também: Veja livros e autores mais vendidos da Flip 2024