Entretenimento

Exposição na Casa Mário de Andrade explora a conexão do poeta com o Carnaval

A mostra ficará aberta até 31 de maio de 2025


08/11/2024 14h31

A Casa Mário de Andrade, museu vinculado à Secretaria da Cultura e gerido pela Organização Social Poiesis, inaugura neste sábado (9) a exposição “Eu mesmo, Carnaval”, que destaca a relação do escritor e folclorista Mário de Andrade com o Carnaval, especialmente o de São Paulo.

A mostra, que ficará aberta até 31 de maio de 2025, é inspirada no enredo de 2024 da Escola de Samba Mocidade Alegre, que homenageia o autor. A abertura contará com uma apresentação dos ritmistas da Mocidade Alegre, marcando o início de uma série de eventos carnavalescos que seguirão ao longo de novembro.

Leia também: Com Anitta e Beyoncé, Grammy divulga lista de indicados

A exposição explora a pesquisa de Mário sobre o Carnaval e a forma como a festa popular inspirou sua obra. O título da exposição faz referência ao poema “Carnaval Carioca” (1923), escrito por Mário após uma experiência intensa no Carnaval do Rio de Janeiro

Em uma proposta imersiva, os visitantes podem ver de perto fantasias e adereços originais do desfile campeão de 2024 da escola de samba, além de conhecer detalhes sobre a confecção das peças e os critérios de avaliação dos carros alegóricos.

A exposição também oferece uma “parede sonora” com músicas emblemáticas de carnavais passados, como “Ai que saudade de Amélia”, de Ataulfo Alves, e “Baianinha”, de Silvio Caldas, que ambientam o espaço com a atmosfera dos carnavais de antigamente. 

Fotografias do acervo pessoal de Mário de Andrade revelam momentos das festas em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, refletindo a pesquisa do autor sobre essa expressão cultural brasileira.

Para uma experiência interativa, o público pode aproveitar o “espaço instagramável” no final do circuito, que simula o clima de apoteose dos desfiles e destaca a figura de Mário de Andrade como folião e pesquisador.

Para mais informações, acesse o site oficial da Casa Mário de Andrade.

Leia mais: Com vozes de Hemsworth e Johansson, “Transformers: O Início” chega às plataformas digitais

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Belém e Manaus têm mais da metade da população vivendo em favelas, aponta Censo

Projeto para proibir uso de celulares em escolas avança e pode valer em 2025

Enem 2024: São Paulo terá transporte público gratuito neste domingo (10)

Pretos e pardos representam 72,9% dos moradores de favelas, revela Censo

Quase 16,4 milhões de pessoas moram em favelas no Brasil, mostra Censo