Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura exibe nesta quarta-feira (11) os documentários vencedores da edição brasileira do MegaCities ShortDocs, festival global de curtas-metragens de até quatro minutos voltado para causas sustentáveis e de impacto social nas grandes cidades.

No especial "São Conexões Cultura", apresentado pela atriz e produtora Rachel Ripani, serão exibidos os melhores curtas da edição brasileira 2023/2024 revelados em evento no Cine Reserva Cultural, em maio, e que recebeu mais de 80 inscrições de todo o país, das 350 no mundo.

Leia também: Aos 16 anos, pianista Estêvão Medeiros Gomes é o vencedor do Prelúdio 2024

O evento de premiação contou com o apoio da APEX BRASIL, do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Foram revelados e serão apresentados os vencedores nas seguintes categorias: 

"Lavando Almas", de Rafael Machado dos Santos e Luis Guilherme Chagas, como 'Melhor Curta Documentário'; 

"Se o campo não planta, a cidade não janta", de Gabriel Valle e Fernanda Soares, na categoria 'Crise Climática Urbana'; 

"O Morro do Fubá", de Dandara Pires e Jonathan Roditi, representando 'A Cidade em 15 Minutos'; 

"Lixo no Lixo", de Haroldo Cesar de Castro Silva e Yara Leitão, como 'Melhor Iniciativa Urbana';

"Manifesto do Circuito Rios e Ruas", de Charles Groisman, que tem Marcelo Tas como protagonista e recebeu a Menção Honrosa do festival.

Sobre o MegaCities ShortDocs

Criado há 10 anos em Paris, na França, é fruto da parceria entre a marca São Paulo São e a ONG Métropole du Grand Paris. O MegaCities ShortDocs, em sua segunda edição no Brasil, aponta com seus documentários, caminhos interessantes, criativos e viáveis para melhorar a vida das pessoas nas grandes metrópoles.

Leia também: 'Senna' se torna a série de língua não-inglesa mais vista na Netflix