Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @mariagabriela_lacerda
Reprodução/Instagram @mariagabriela_lacerda

A piauiense Gabriela Lacerda, de 22 anos, foi coroada Miss Universe Brasil 2025 na final do concurso realizada na noite de quinta-feira (13) em Barueri, na região metropolitana de São Paulo.

Com a vitória, ela garante a vaga para representar o Brasil no Miss Universo, que acontecerá em novembro na Tailândia. Esta é a segunda vez que o Piauí conquista o título nacional, repetindo o feito de Monalysa Alcântara, vencedora em 2017.

Leia também: Famosos lamentam morte do cineasta Cacá Diegues

Gabriela superou outras 23 candidatas, cada uma representando um estado brasileiro. As misses do Distrito Federal, do Rio de Janeiro e de Roraima não participaram desta edição. O Top 6 foi formado pelas representantes de Sergipe, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Piauí e Mato Grosso do Sul. No pódio final, Lacerda ficou à frente de Aline Fritsch, do Rio Grande do Sul, que ficou com o segundo lugar, e Ana Carolina Ceolin, do Espírito Santo, terceira colocada.

A coroação foi feita por Ieda Maria Vargas, primeira brasileira a vencer o Miss Universo, em 1963. A pernambucana Luana Cavalcante, Miss Universe Brasil 2024, não compareceu ao evento e não foi mencionada na cerimônia. O concurso foi transmitido ao vivo pelo YouTube e marcou a segunda edição sob a gestão de Gerson Antonelli.

Veterana em concursos de beleza, Gabriela Lacerda já havia ficado em segundo lugar no Miss Universe Brasil 2021 e conquistado o Miss Teen Brasil em 2017. No ano passado, atuou como repórter do evento, entrevistando convidados. Além da carreira como modelo, ela é estudante de Jornalismo e embaixadora do projeto “Mães da Sé”, que auxilia famílias na busca por parentes desaparecidos. No Instagram, acumula quase 100 mil seguidores, onde compartilha registros de sua rotina profissional e pessoal.

Leia mais: Morre Cacá Diegues, um dos maiores nomes do Cinema Novo, aos 84 anos