No novo episódio de Morgana & Celeste, Morgana conta a história da criação do quebra-cabeça.
Tudo começa quando a bruxa, enquanto organiza o porão do Castelo Rá-Tim-Bum, deixa uma peça de quebra-cabeça que o Nino fez solta pelo espaço.
Apesar dele ser conhecido por criar invenções que sempre dão errado, essa ele aprendeu com o inventor do jogo, um professor de geografia chamado John Spilsbury, que conheceu em um intercâmbio na Inglaterra.
“Esse professor adorava dar aulas, e sempre pensava em dar aulas criativas sobre mapas, terrenos, etc. Um certo dia, percebeu que seus alunos estavam com dificuldade em aprender sobre o mapa da Inglaterra”, conta.
Foi então que ele levou o mapa para casa e decidiu criar algo divertido: separou o mapa em pedaços, o que deu origem à expressão "quebrar a cabeça" para se referir a pensar muito: “Aí ele pensou: e se eu separar o mapa em pedaços? As crianças vão ter que ‘quebrar a cabeça’ para juntar tudo e vão se lembrar de parte por parte do mapa”.
Para não estragar o papel frágil, colou o mapa em uma tábua de madeira fina e cortou tudo em peças diferentes.
No dia seguinte, levou todas para a escola e espalhou o "novo jogo" sobre a mesa. Os alunos ficaram muito animados, já que enquanto montavam as peças aprendiam sobre geografia. E foi assim que John Spilsbury inventou o quebra-cabeça.
Sobre o programa
Na série ficcional, a Bruxa Morgana, do Castelo Rá-Tim-Bum, relembra grandes momentos da história da humanidade testemunhados por ela. Ao lado, com os ouvidos sempre atentos, está Celeste, a cobra mais curiosa e desbocada de todos os tempos.
A atração vai ao ar de segunda a sábado, às 11h10, na TV Cultura.
Assista ao episódio completo:
REDES SOCIAIS